Segundo o governador Tarcísio de Freitas, essa é a melhor alternativa entre três opções que ele tem. Publicado: 23/05/2023 O Governo do Estado de São Paulo e o Metrô informaram que o contrato com o Consórcio Monotrilho Ouro (CMO) formado pelas empresas KPE e Coesa Engenharia foi rompido em definitivo após vários atrasos nas obras de construção do monotrilho da […]
Segundo o governador Tarcísio de Freitas, essa é a melhor alternativa entre três opções que ele tem.
Publicado: 23/05/2023
Local da futura estação Campo Belo. Foto: Diário dos Trilhos
O Governo do Estado de São Paulo e o Metrô informaram que o contrato com o Consórcio Monotrilho Ouro (CMO) formado pelas empresas KPE e Coesa Engenharia foi rompido em definitivo após vários atrasos nas obras de construção do monotrilho da Linha 17-Ouro.
Com 80% dos trabalhos de obras civis que são a construção de vias e estações concluídos, este novo rompimento contratual deve impactar no cronograma já em atraso das obras, o que é negado pelo governo.
Ao falar sobre este rompimento, o governador Tarcísio de Freitas disse nesta segunda-feira, 22 de maio de 2023, para a imprensa, que existem três opções agora a serem tomadas para terminar essa obra e colocar a linha para funcionar de fato.
A primeira seria contratar uma das empresas remanescentes que foram classificadas na licitação já realizada. Já a segunda é realizar uma nova licitação e contratar nova empresa/consórcio, ou a terceira opção vista pelo governador como a melhor, solicitar que a ViaMobilidade termine a obra.
Isto porque a Linha 17-Ouro que sequer está pronta, já foi concedida para a empresa do Grupo CCR junto com a Linha 5-Lilás; pactuar que as obras pendentes sejam executadas pela futura operadora da linha 17-Ouro ou realizar uma nova licitação.
Se este for o caminho selecionado, poderá ser feito um aditivo contratual com a concessionária para ela avançar com as obras, colocar a linha para funcionar e ser remunerada por isso.
Quando estiver finalmente pronta, a Linha 17-Ouro terá a estimativa de transportar 165 mil pessoas por dia, com intervalos médios entre os trens de três minutos para atender oito estações e ligar o Aeroporto de Congonhas até a estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda da ViaMobilidade.
A nova previsão de entrega do Governo é para até junho de 2026.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.