Após o Governo do Estado voltar atrás nos avanços para um acordo com sindicato, população sofre para voltar para casa.
Publicado: 23/03/2023 – às 20h15

A paralisação dos metroviários continua na noite desta quinta-feira, 23 de março de 2023. O acordo que havia sido sinalizado entre as partes e inclusive informado pelo Governo do Estado não aconteceu.
Às 17h algumas estações das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha foram abertas, funcionando parcialmente, mas a Linha 15-Prata permaneceu fechada.
Essa abertura aconteceu até 20h para ajudar a população a voltar para casa, ainda que de maneira precária e parcial, porém dado o horário das oito da noite, todas estações fecharam novamente.
Os metroviários, por meio do seu sindicato, reivindicam pagamento de direitos trabalhistas em atraso como as Participações nos Resultados (PRs) de 2020, 2021 e 2022 e outros termos que segundo a entidade, não vem sendo atendidos pela diretoria do Metrô e pelo Governo do Estado.
Além disso, é pedida a contratação de mais funcionários para repor as saídas dos últimos anos que gerou um déficit de empregados em todas as áreas, mas especialmente na operação, manutenção e segurança.
Ainda na parte da manhã, por volta das 8h30, o Sindicato dos Metroviários e o Metrô anunciaram que havia sido feito um acordo para liberar as catracas e funcionar normalmente, mas sem cobrar a tarifa.
No entanto, o governador Tarcísio de Freitas conseguiu por volta das 10h uma liminar no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) para cobrar uma multa de meio milhão de reais do sindicato e obrigar a volta de 80% dos trabalhadores pelo menos, aos seus postos de trabalho no horário de pico da tarde.
Até as 23h uma nova decisão deve ser informada pelo sindicato se a greve continua ou termina à meia noite.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://ww.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/