Objetivo é promover a ideia de respeito para as pessoas em geral ao entrar e sair dos trens, mas com foco especial neste público. Publicado: 20/03/2023 A CPTM (Companhia Paulista de Trens Urbanos) lançou nesta segunda-feira, 20 de março de 2023, a sua nova campanha em prol da conscientização dos passageiros para ações que tornam o sistema de trens melhor […]
Objetivo é promover a ideia de respeito para as pessoas em geral ao entrar e sair dos trens, mas com foco especial neste público.
Publicado: 20/03/2023
Trens da Linha 11-Coral na estação Luz da CPTM. Foto: Diário dos Trilhos
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Urbanos) lançou nesta segunda-feira, 20 de março de 2023, a sua nova campanha em prol da conscientização dos passageiros para ações que tornam o sistema de trens melhor e mais seguro.
Através de avisos sonoros, uso de monitores nos trens e estações, além das redes sociais, a companhia busca alertar o seu usuário para cuidados ao embarcar e desembarcar dos trens, com atenção especial às pessoas com deficiência.
Esta campanha mostrará que o processo de entrar ou sair de um trem pelas duas primeiras portas do primeiro carro para pessoas com deficiência garante uma maior autonomia e facilita a sua locomoção pelo sistema ferroviário. Estas duas portas inclusive ficam localizadas onde geralmente tem o piso podotátil ou identificação especial para este público.
É inclusive procedimento padrão da CPTM a primeira porta do primeiro carro (vagão)sentido da viagem para embarque e desembarque de pessoas em cadeira de rodas e a 2ª porta para uso preferencial de pessoas com deficiência visual. Com este padrão os colaboradores da empresa quando precisam auxiliar um passageiro, podem ser recebidos e melhor atendidos por eles.
Na CPTM, o atendimento preferencial é destinado aos seguintes passageiros:
• Pessoas com Deficiência (PCD); • Pessoas com Restrição de Mobilidade (PRM); • Pessoas que fazem qualquer tipo de tratamento oncológico; • Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA); • Gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos; • Pessoas com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos. Idosos com idade superior a 80 (oitenta) anos terão atendimento prioritário.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.