Motoristas eram cadastrados nos apps e sequestravam passageiras, praticando extorsão e outros crimes.
Publicado: 14/03/2023


A Polícia Civil de São Paulo realizou uma operação e prendeu motoristas de aplicativo de transporte que formavam uma quadrilha que praticava sequestro de passageiras, exigindo transferências bancárias principalmente pelo PIX.
Na ação policial, três motoristas foram presos em flagrante quando estavam com uma das vítimas no veículo quando seguiam para a cidade de Itaquaquecetuba, cidade da Região Metropolitana.
A mulher salva não chegou a ser abusada sexualmente ou ter dinheiro roubado, uma vez que estavam a transportando para um cativeiro. Ela havia embarcado no carro normalmente na região do Jardins, no veículo que foi solicitado pelo aplicativo, com informações de condutor, veículo e placa batendo corretamente.
Um dos veículos utilizados pela quadrilha era um Hyundai HB20 Branco, ano 2019 de placa QOM-6H83. O segundo veículo utilizado também era na cor branca, um sedan.
Alvos preferenciais eram de bairros tidos como nobres como Paulista, Jardins, Tatuapé, entre outros.
De acordo com a investigação policial que já monitorava o grupo criminoso e informações passadas a TV Globo, os bandidos atuavam da seguinte maneira:
– cadastrados normalmente como motoristas, as vítimas eram somente mulheres sozinhas que solicitavam uma corrida. Quando estavam acompanhada ou o passageiro era homem, a viagem acontecia normalmente;
– quando a vítima era “selecionada”, o motorista em dado momento simulava uma pane no veículo e parava. Neste momento outro carro chegava com o restante da quadrilha e realizada o sequestro;
– o motorista finge ser vítima, mas era parte integrante e principal da quadrilha, pois selecionava as vítimas;
– ao ser levada para o cativeiro, a vítima tinha que fornecer dados bancários e realizar transferências via PIX. Neste local sofriam também abusos.
A emissora de TV chegou a entrar em contato com a Uber, InDriver e 99, mas não obteve retorno das duas últimas. Apenas a Uber respondeu dizendo que possui um sistema de análise rigorosa para prevenir fraudes e lamenta o uso do aplicativo para atividades criminosas.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://ww.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/
[…] Quadrilha de motoristas de aplicativo é presa em São Paulo […]