ViaMobilidade planeja assumir a operação de todas as linhas de trens da CPTM

Informação foi divulgada pelo Grupo CCR para investidores nesta semana.

Publicado: 03/03/2023

Foto: Diário dos Trilhos

A ViaMobilidade, empresa do ramo de transportes de pessoas pertencente ao Grupo CCR tem a projeção/intenção de assumir em breve as operações de todas as linhas atualmente gerenciadas pelo Governo do Estado de São Paulo via CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Em uma apresentação divulgada em 27 de fevereiro de 2023 direcionada para os acionistas, foi apresentado um cenário futuro a curto prazo da possibilidade de investimentos no setor de transportes, onde a CCR realizará propostas para arrematar os leilões que venham a acontecer.

Neste setor estão projetadas algumas rodovias  em diferentes estados do país, mas em São Paulo apenas o RodoAnel trecho Norte. Entretanto no setor ferroviário é o ponto de destaque.

No documento as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade entrarão ainda na atual gestão de Tarcísio de Freitas no radar para o repasse à iniciativa privada através de concessões, sendo que a primeira delas será a Linha 7-Rubi no mês de março.

Além disso, o Trem Intercidades para Campinas e o Trem Intercidades para a cidade de Santos são as outras linhas de trem que devem, caso saírem do papel, vir a leilão e que contará com o Grupo CCR como um dos interessados.

Essa projeção define que em 2023 o Trem Intercidades e a linha 7 sejam leiloados, seguidos pelas linhas 11, 12 e 13 no próximo ano e em 2025, a linha 10-Turquesa e o trem para Santos, o que terminaria de uma vez com a CPTM.

A princípio as cinco linhas devem demandar um investimento de pelo menos  R$ 14 bilhões de reais, mas o valor deve aumentar, uma vez que o documento apresentado não tem o valor estimado dos investimentos na linha 10 e o Trem Intercidades para Santos.

Atualmente a ViaMobilidade opera a linha 5 de metrô, e na ferrovia as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, em um contrato de 30 anos que se iniciou em 27 de janeiro do ano passado.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook –
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://ww.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Um comentário

  1. João Marcos

    Isso é um absurdo! É uma empresa que paga pouco, não paga direitos trabalhistas, possui banco de horas fraudulento, só corta mato da via quando sai notícias negativas; o governo do estado vai transformar SP em um lixo.

  2. Ricardo

    Levando em consideração como o povo vota, acho justo passar tudo pra CCR.
    Tarcísio e a milícia financeira da Faria Lima mamando na teta do povo.

  3. Orivaldo Tenorio Vasconcelos

    Como sempre o SISTEMA avançando o Patrimônio Público. Via Mobilidade abandona os trechos Concessionaria durante um ano pelo posicionamento do governador ganha de presente outras concessões. Esse não é o Tarcísio que votei e trabalhei pela sua eleição. Conduta muito estranha pelo menos nessa área de concessões. O Tarcísio que conheci teria dito ” deixemos o MP agir e submeter sua ação ao judiciário. Agiu fora de suas competências nesse caso. Massssss, sabe-se lá né!

  4. Gilberto Macedo dos Santos

    Acho que se torna perigoso para o transporte público..na cidade de São Paulo..e grande Metrópolis….se ela não consegui adeministrar..a linha 9…. será que vai conseguir as outras….acho uma loucuras fazer isto é brincar com vidas dos trabalhadores…da grande São Paulo…..espero que assembleia legislativas fiscaliza como todos rigor ….porque estes deputados… São fiscal do povo….eles foram eleito para fiscalizar o executivos………Estar nas mãos dos deputados espero que eles não faça o que o governo quer em troca de cargo…..

  5. JULIO RICARDO MALLET

    Que barbaridade. E polo jeito o turista que nós governa e não sabe nada do transporte em SP vai permitir, essa empresa não consegue administrar duas linhas, sempre há um problemas, enquanto na CPTM tudo corre bem.

  6. Gilberto Macedo dos Santos

    Acho perigoso o Governador do estado fazer isto…porque se eles não consegue..administrar…….a linha 9…. já imaginou as outras vai virar um caus..espero que governador não faça isto todos os dias estar tendo problemas nestas linhas…….Por isso elegemos deputados estadual….para fiscalizar o executivos….. espero que estes deputados não trocar está fiscalização…por cargo….Transporte público é uma coisa muito séria ….o povo depende exclusivo do transporte público…….principalmente na grande São Paulo……..

  7. Arnor

    Não dá conta nem da que ela gerencia…

  8. Gilson Alves Dos Santos

    Cara de verdade não sei qual qui é dessa empresa aí via mobilidade, mas desd q assumiu as duas linhas antigas da CPTM , só vejo problemas acontecendo, se ela vier a gerenciar todas as linhas da CPTM , vou pensar duas vezes antes de ir de trem pra algum lugar e uso o trem todo dia mas na 10 turquesa

  9. Alfredo

    Se for pra prestar o péssimo atendimento que apresenta até agora, é melhor continuar com a CPTM

  10. ALEXANDER INACIO

    Deixa isso pra quem entende Via(i)Mobilidade. Negócio de vocês é estrada e ônibus. Vocês estão acabando com as linhas 8 e 9. Mesmo com trem novo, vão deixar a desejar pq não tem mão de obra adequada. Era tão facil resolver isso: era absorver a CPTM com o seu efetivo.

  11. Mario Aquino

    Transporte, negócio de gangster’s

  12. Ademir Silva Guimarães

    Se a via mobilidade, só está tomando de conta da linha,08/09 não está funcionando imagina de TDS as linhas da CPTM, aí a população paulista . Tá ferrada com os serviços de vcs e só no nosso país, sem condições de te um transporte decente, o ministério público tem que quebrar esse contrato da via mobilidade não funciona . E ar condicionado que não funciona, Uma população igualmente a ,sp com milhões de habitantes

  13. Paulo

    Acho um erro o governo passar o controle do transporte ferroviário para empresa privada, ainda mais essa via mobilidade que desde q assumiu as linhas 8 e 9 do metrô só deu BO.Acho que esses processos de privatização só é bom pro governo q em cada ação desse tipo leva sua parte financeira porque não há necessidade de privatizar todas as linhas férrea do estado.
    Quero ver quando não tiver mais nada pra ser privatizado o que irão inventar pra ganhar dinheiro, o Brasil de corruptos.

  14. Robson

    E sobre os empregados, muitos com mais de 25 anos de empresa, outros com 30 anos …. ninguém vai dizer ou perguntar nada ao Exmo Governador?

  15. alekinn

    Deus nos defenda

  16. Rita

    Nao conseguem dar conta de 2 linhas..e querem assumir as demais.
    Palhaçada desse governador ficar bancando essa empresa.
    Cada trabalhador que chegar atrasado no trabalho e perder o emprego por causa dessa mobilidade deveria processar esse pseudo governador Tarcísio. O Ministério Publico tem razão de cessar o contrato eles estao seguindo a constituição e protegendo os cidadãos.

  17. Rogério Silva Bezerra

    Bom dia! A via mobilidade é uma empresa que vem crescendo a cada dia, eu gostaria muito de fazer parte dessa equipe, como agente operador de trem ou como técnico .

  18. Adriano

    Imagina o caos q vai ser. Se com 2 linhas da cptm já está horrivel imagina se assumem todas.
    Agora nao entendo, o MP quer quebrar o contrato das linhas 8 e 9 e vão deixar eles assumirem todas as linhas?

  19. Luiz

    Tomara que vire uma Super VIA, e os paulistanos andem pelo trilho como aqui e a passagem passe a R$7,40, não votaram em amigo de milicianos????

  20. Caio

    Isso é uma ameaça da via mobilidade para nós de SP?

  21. Weslen

    Muito bom vai facilitar a vida de muitas pessoas.
    Com a essa concessão só tem a melhorar.
    Será que sai do papel também uma rota São Paulo e Sorocaba só uma dúvida.

  22. Weslen

    Parabéns o grupo CCR mais uma vez mostrando seus valores.

  23. Fladmir Ferreira dos Santos

    Está empresa vem provando dia a dia que não tem competência de assumir, trens para transportar pessoas , moro em uma região, em que uso a linha diamante , está horrível, desde que ela assumiu , colocaram trens que a muito tempo já tinham deixado de rodar . Temos constantes descarrilamento trens com vazamentos , e muitos outro problemas . Estamos lidando com o transporte de pessoas , e não animais , e mesmo que fosse de animais não mereceriam isto , é um absurdo deixarem eles assumirem todas as linhas , com o que eles estão apresentando todos os dias .

  24. Edson

    Podemos nos preparar porque a nova Odebrecht (CCR) vem ai quando se privatiza vários serviços no caso o transporte sobre trilhos a ideia é ter várias empresas concorrentes para estimular a melhoria dos serviços prestados através da concorrência no caso do transporte sobre trilhos a CCR esta monopolizando tudo então qual é a vantagem desse tipo de concessão?
    Tem coisa errada nesse negócio.

  25. Eric Matsuoka

    Os problemas relatados pela Via Mobilidade são principalmente porque a CPTM, não estava cuidando corretamente das linhas, com a privatização houve pintura nas estações, troca de cabos na rede aérea, mais segurança e iluminação. E ainda a CPTM, emprestou 20 trens e a empresa privada fez a compra de 36 novos trens, melhorias estão sendo realizadas, parabéns Via Mobilidade a CPTM deixou as estações tudo a Deus dará.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading