CPTM pode acabar em  2025

Neste ano o processo de privatização de todas as linhas deverá ser concretizado, repassando todos ramais para a iniciativa privada.

Publicado: 02/03/2023

Trem da Série 8500 na estação Água Branca da Linha 7-Rubi. Foto: Diário dos Trilhos

Em entrevista para a Revista Ferroviária, o secretário de Parcerias e Investimentos do Estado de São Paulo, Rafael Benini, abordou vários temas sobre a mobilidade urbana, entre eles as concessões de linhas de trem.

Segundo Benini, o governo de Tarcísio projeta conceder para a iniciativa privada todas as linhas remanescentes da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), começando pela Linha 7 este ano, seguido pelas linhas 11, 12 e 13 em 2024.

O fim da CPTM chegaria no final de 2025 com a privatização da Linha 10-Turquesa, a última da empresa que virá a ser leiloada para algum consórcio de empresas ou fundo interessado.

“A nossa previsão é fazer o leilão das linhas 11, 12 e 13 no final de 2024 e o das linhas 10 e 14 no final de 2025. E o novo TIC no final de 2025. Precisamos qualificá-los dentro da estrutura antiga, que seria o Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização de São Paulo, e a Comissão Geral de Parceria Público-Privado. É necessária a aprovação do conselho para iniciarem os estudos”, disse o secretário Rafael Benini na entrevista.

A primeira a ser concedida a Linha 7-Rubi, tem seu projeto de privatização desde a gestão do então governador João Doria, com a previsão de conceder a linha, criar o trem Intercidades e o TIM (Trem Intermetropolitano) ligando Francisco Morato até Campinas com paradas ao logo deste percurso.

Quando a linha for concedida, seu novo ponto de partida deverá ser a estação Palmeiras-Barra Funda.

Já a CPTM, sem linha nenhuma para administrar no final de 2025, deve ser extinta ou receber uma nova função dentro do sistema privado que virá a operar o atendimento na Grande São Paulo, formado por uma ou mais empresas.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook –
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://ww.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Um comentário

  1. Célia Calina

    Fazer o quê, né? A CPTM não é uma maravilha mas tinha melhorado muito nos últimos anos. Isso porque é público, imagina depois que deixarem na mão de uma empresa que prioriza o lucro em vez da prestação de serviço. Vai ser a SuperVia paulista…

    Em muitos países da Europa e dos EUA o transporte pode ser público, só por aqui que não. Aqui defendem o livre comércio mas deixam a CCR estabelecer um monopólio no transporte.

    E tudo porque no fim tudo é pensado apenas de olho na próxima eleição.

  2. Anderson

    Que não volte nunca mais..

  3. Alexandre Theodoro Da Silva

    Que bom !!!! Excelente!! ! Eu gostaria muito !! Eu gostaria muito de entender melhor a historia dessa novidade!!

  4. Valmi

    O que acontece com o dinheiro das privatizações o brasileiro não sabe o que ele sabe é que as empresas que são privatizadas cobras os serviços como se fossem dólar ou euro não podemos esquecer que o país tem trinta por cento de classe média e a grande maioria é miserável o pior nível possível se as coisas não mudarem o país vá se tornar uma Venezuela……..

  5. Vagner

    Mais dinheiro no seu bolso privatizar neh Tarcísio?
    Governo só pensa em privatizar solução deles é sempre dar o patrimônio seu prós outros .. ridículo.

  6. Gislaine

    Privatizar pra virar a merda que está as linhas 8 e 9 na mão da via mobilidade, ele deveria pensar em quebrar o contrato com a dita empresa, mas deve estar pingando no bolso dele, entrar que pensar em quem mais precisa do transporte, afinal já está mais que provado, privatização de serviços básicos não funciona, quero só ver quando privatizar a Sabesp e começar ter água dia sim seis não….

  7. Gomez

    Isso é um absurdo! Vão se desfazer de uma grande empresa para um bando de abutres do mercado financeiro assumir a concessão e sucatear as frotas, com passageiros tendo que andar pelos trilhos e conviver com viciados em estações sem fiscalização, como ocorre no caso da Supervia, já que iniciativa privada não quer ter despesa com funcionários.

  8. Rodrigo

    Se privatizar não tem oque fazer. A última a palavra é do governador, ele é quem decide.

  9. Vitor

    Vê se esse cara anda nas linhas 8 e 9 da via mobilidade, não anda. Para ele que anda todo dia de carro com ar-condicionado, com helicóptero, é fácil falar em privatização, afinal, não é ele que sofre com transporte público. Se privatizar significasse trazer mais qualidade então por que não rescindiram contrato com a via mobilidade? A quem interessa a deterioração das linhas 8 e 9?
    Elegeram um carioca para liderar são paulo, o resultado não poderia ter sido outro. Parabéns.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading