Na noite desta terça-feira (28), um trem descarrilou na estação Bruno Covas/Mendes-Vila Natal. Publicado: 01/03/2023 No dia em que a ViaMobilidade realizou a entrega do seu primeiro novo trem e o governador Tarcísio de Freitas se posicionou a favor da empresa e contra o Ministério Público, mais um descarrilamento foi registrado na operação da empresa privada. No começo da noite […]
Na noite desta terça-feira (28), um trem descarrilou na estação Bruno Covas/Mendes-Vila Natal.
Publicado: 01/03/2023
Foto: Diário dos Trilhos
No dia em que a ViaMobilidade realizou a entrega do seu primeiro novo trem e o governador Tarcísio de Freitas se posicionou a favor da empresa e contra o Ministério Público, mais um descarrilamento foi registrado na operação da empresa privada.
No começo da noite desta terça-feira, 28 de fevereiro de 2023, um trem da Linha 9-Esmeralda descarrilou a poucos metros da estação Bruno Covas/Mendes-Vila Natal, na Zona Sul de São Paulo.
O segundo descarrilamento em menos de dois meses do ano, mostra que apesar do mais de R$ 1 bilhão de investimentos por parte da concessionária, algo ou muito ainda precisa ser feito para alcançar a prometida melhoria de qualidade.
O Diário dos Trilhos esteve no local da falha e verificou que o primeiro carro de passageiros que saiu dos trilhos logo após passar o AMV (Aparelho de Mudança de Via) localizado a poucos metros da estação.
Por volta das 23h os trens operaram com maiores intervalos na região e técnicos atuavam na retirada do trem, como pode ser percebido nos vídeos a seguir, ainda que a qualidade das imagens não sejam das melhores, visto que estava escuro no momento da gravação e por ser feita de outro trem em movimento.
Veja a seguir.
Em nota a ViaMobilidade informou que aproximadamente 40 pessoas estavam no trem no momento do acidente, e que ninguém ficou ferido. Na sequência estas pessoas foram encaminhadas para a estação com o acompanhamento de agentes de segurança.
“Técnicos da ViaMobilidade atuam neste momento para resolver um descarrilamento em um dos carros de um trem da Linha 9 – Esmeralda, causado por uma falha de operação no aparelho de mudança de via. A linha opera com maiores intervalos e velocidade reduzida entre as estações Grajaú e Bruno Covas-Mendes/Vila Natal desde as 19h. A operação segue normal entre as estações Grajaú e Osasco. Cerca de 40 passageiros foram desembarcados em segurança e conduzidos pelos Agentes de Atendimento e Segurança. A ViaMobilidade lamenta o ocorrido, pede desculpas aos passageiros pelos transtornos e trabalha constantemente para melhorar a prestação de serviço.”
Este site já havia publicado em janeiro que em um ano de operação foram contabilizados sete descarrilamentos na operação e com mais este eleva o índice para OITO descarrilamentos. A empresa contestou nossa informação, informando ter ocorrido somente três descarrilamentos, ignorando inclusive o descarrilamento em Sagrado Coração/Itapevi, registrado em imagens por passageiros.
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.
1 comentário »