Acompanhados de peritos, os promotores percorreram a linha 8 e 9 durante esta terça (7). Publicado: 09/02/2023 Promotores do Ministério Público de São Paulo realizaram na última terça-feira, 7 de fevereiro de 2023, uma vistoria surpresa nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade, encontrando novos problemas. Acompanhados de peritos técnicos que coletaram imagens e novas provas de irregularidades, os promotores […]
Acompanhados de peritos, os promotores percorreram a linha 8 e 9 durante esta terça (7).
Publicado: 09/02/2023
Trem da Série 7000 na estação Osasco da Linha 9-Esmeralda. Foto: Diário dos Trilhos
Promotores do Ministério Público de São Paulo realizaram na última terça-feira, 7 de fevereiro de 2023, uma vistoria surpresa nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade, encontrando novos problemas.
Acompanhados de peritos técnicos que coletaram imagens e novas provas de irregularidades, os promotores encontraram mato alto em estações e vias, banheiros em condições ruins, trilhos com problemas e dormentes de madeira em péssimo estado de conservação.
De acordo com o site Diário do Transporte, na estação de Osasco de quatro elevadores para pessoas com deficiência, dois estavam fechados e inclusive com tapumes para impedir o seu acesso, além dos banheiros do local estarem fechados. Um funcionário explicou que era por falta de água na cidade.
Já na estação General Miguel Costa o mato está crescendo em todas as vias, inclusive nos dormentes de madeira que fixam os trilhos, aumentando o risco de acidentes e mostrando um descuido com o espaço.
Em Antônio João e Barueri, também da linha 8, foi constatado que pouco antes da visita, o mato alto que cobria trilhos e se aproximava da plataforma foi cortado, porém o trabalho ficou limitado somente na área da estação.
Em nota ao site G1, a ViaMobilidade disse que o que foi encontrado pelo Ministério Público prova que a infraestrutura recebida estava em péssimo estado.
“Os apontamentos do Promotor não causam surpresa e confirmam o estado de degradação da infraestrutura recebida pela ViaMobilidade”.
Entretanto, passado um ano de concessão, será que a concessionária não pode ao menos efetuar a limpeza dos trilhos e cortar o mato, um serviço que não é complexo de ser feito?
Um ponto a ser destacado é que a equipe do Diário dos Trilhos utilizou os trens da ViaMobilidade recentemente e notou uma melhora na limpeza interna, com trens mais limpos por dentro, porém por fora em muitos deles é possível escrever/desenhar de tanta poeira.
Como este site mostrou recentemente, a ViaMobilidade completou em 27 de janeiro de 2023 o seu primeiro ano de concessão com sete descarrilamentos, número apresentado na reportagem e contestado pela empresa privada. O Diário dos Trilhos concedeu espaço para a empresa se manifestar e contestar a contabilização realizada pela matéria, mas não se manifestou.
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.