Acompanhados de peritos, os promotores percorreram a linha 8 e 9 durante esta terça (7).
Publicado: 09/02/2023

Promotores do Ministério Público de São Paulo realizaram na última terça-feira, 7 de fevereiro de 2023, uma vistoria surpresa nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade, encontrando novos problemas.
Acompanhados de peritos técnicos que coletaram imagens e novas provas de irregularidades, os promotores encontraram mato alto em estações e vias, banheiros em condições ruins, trilhos com problemas e dormentes de madeira em péssimo estado de conservação.
De acordo com o site Diário do Transporte, na estação de Osasco de quatro elevadores para pessoas com deficiência, dois estavam fechados e inclusive com tapumes para impedir o seu acesso, além dos banheiros do local estarem fechados. Um funcionário explicou que era por falta de água na cidade.
Já na estação General Miguel Costa o mato está crescendo em todas as vias, inclusive nos dormentes de madeira que fixam os trilhos, aumentando o risco de acidentes e mostrando um descuido com o espaço.
Em Antônio João e Barueri, também da linha 8, foi constatado que pouco antes da visita, o mato alto que cobria trilhos e se aproximava da plataforma foi cortado, porém o trabalho ficou limitado somente na área da estação.
Em nota ao site G1, a ViaMobilidade disse que o que foi encontrado pelo Ministério Público prova que a infraestrutura recebida estava em péssimo estado.
“Os apontamentos do Promotor não causam surpresa e confirmam o estado de degradação da infraestrutura recebida pela ViaMobilidade”.
Entretanto, passado um ano de concessão, será que a concessionária não pode ao menos efetuar a limpeza dos trilhos e cortar o mato, um serviço que não é complexo de ser feito?
Um ponto a ser destacado é que a equipe do Diário dos Trilhos utilizou os trens da ViaMobilidade recentemente e notou uma melhora na limpeza interna, com trens mais limpos por dentro, porém por fora em muitos deles é possível escrever/desenhar de tanta poeira.
Como este site mostrou recentemente, a ViaMobilidade completou em 27 de janeiro de 2023 o seu primeiro ano de concessão com sete descarrilamentos, número apresentado na reportagem e contestado pela empresa privada. O Diário dos Trilhos concedeu espaço para a empresa se manifestar e contestar a contabilização realizada pela matéria, mas não se manifestou.
Saiba mais: https://diariodostrilhos.com/2023/01/27/viamobilidade-completa-um-ano-de-operacao-com-sete-descarrilamentos/
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://ww.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/
Vocês são patéticos, site porcaria
Faço aqui a mesma pergunta que fiz em outro post: Onde foram aplicados o investimento de R$1 bi informado pela concessionária em reunião com o GESP?
Reforma nos banheiros e pintura nas estações?!. Também informado pela concessionária! Existe muita diferença entre CAPEX e OPEX, sendo assim, muito do que foi informado não é investimento. Data máxima vênia.
Cordiais Saudações!
Boa tarde estou com problemas em minha residência por falta de manutenção na linha 9-esmeralda,ja entrei em contato com a Via Mobilidade e aguardo o retorno deles o caso é grave e preocupante,espero que eles dêem a devida atenção com urgência.
Eles não estão muito atentos e nem preocupados com os estragos que estão causando,preciso que me atendam e resolvam o problema rápido
Kk
O ministério público quer procurar pelo em ovo para devolver a linha para o CPTM Por alguma razão.
Melhorias não se faz da noite para o dia.
É por isso que existe planejamento e análises ..não será da noite para o dia que processos antigos e problemas que já aconteciam é melhorado como mágica .
No dia que a empresa colocar o plano de melhoria em execução não será vista .
O problema que nós brasileiros só sabemos reclamar, mas nãos fazemos nada na vida para melhorar ou ajudar o próximo .
Então, quando é que o Ministério Público vai, de fato tomar providências?? Só falam, falam e nunca fazem nada. Cancelem este contrato o mais rápido possível…