Em entrevista o governador afirmou sua intenção. Linha 7-Rubi deve ser a primeira.

Publicado: 20/01/2023

Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Foto: Diário dos Trilhos

Em entrevista para a TV Globo nesta sexta-feira, 20 de janeiro de 2023, o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) afirmou que sua intenção é privatizar todas as linhas da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e também do Metrô.

Entre as várias questões abordadas, o governador disse que novas concessões de trilhos estão no radar, sendo elas as cinco linhas restantes da CPTM, a 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade, além das linhas de Metrô, porém não entrou em detalhes.

”[Novas privatizações] Estão no radar sim, mais concessões de linhas da CPTM e ai claro, a gente tem que pensar que tipo de contrato que a gente vai colocar na rua para que a gente não tenha os problemas das linhas 8 e 9. A gente tem que fazer uma previsão de investimento quando for fazer o modelo [de contrato da concessão].”

Por fim, Tarcísio disse na entrevista entender que a iniciativa privada tem a capacidade de prestar o serviço de transporte em trilhos com mais eficiência que as empresas estatais.

”Eu entendo que podem ser serviços prestados com mais eficiência pelo privado.”

A Linha 7-Rubi já está inclusa no projeto de concessão do Trem Intercidades, que dividirá investimentos com o trem direito de alta velocidade e o TIM (Trem Intermetropolitano, ligando Francisco Morato até Campinas.

Segundo as premissas do Trem Intercidades, o transporte de passageiros e de carga deverá ser segregado, separando suas operações para evitar que as vias sejam compartilhadas, o que impacta no tempo de viagem e causa transtornos aos passageiros.

Para isto, o novo concessionário e a MRS Logística vão trabalhar em conjunto para elaborar e implantar uma via exclusiva de trens de carga no trajeto, em paralelo durante as obras, também a criação de uma via exclusiva do TIC ao lado das vias do trem convencional (trem parador).

Para melhor entendimento, veja abaixo como será cada um destes três meios de transporte:

* Trem Intercidades:
– 101 km de extensão com três estações (Palmeiras-Barra Funda, Jundiaí e Campinas);
– tempo de viagem aproximado de uma hora e quatro minutos;
– trem com capacidade para transportar 800 passageiros sentados em uma composição diferente da tradicional, prevendo contar com serviço de bordo.

* Linha 7-Rubi:
– 35,2 km de extensão no trecho entre Palmeiras-Barra Funda e Francisco Morato;
– projeto prevê um intervalo médio entre os trens de  4 minutos, mas buscando chegar a 3 minutos, em 50 minutos de viagem o tempo total.
– cada trem tem a capacidade de transportar 2 mil passageiros em pé e sentados em cada viagem.

* Trem InterMetropolitano:
– extensão de 65,8 km com nove estações, sendo as já existentes entre Francisco Morato e Jundiaí e acrescentando as estações de Valinhos, Louveira, Vinhedo e Campinas;
– a estimativa é de um intervalo médio entre os trens de 15 minutos nos horários de pico e um tempo total de 55 minutos a viagem;
– o transporte de passageiros por trem é similar ao da Linha 7-Rubi, 2 mil passageiros em pé e sentados.

O TIC contará com um total de 15 trens novos de alta capacidade de velocidade, podendo chegar a 140 km/h, maior conforto e com serviço de bordo (previsão) para concluir na média de em uma hora o trajeto entre a Barra-Funda e Campinas.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

2 comentários »

  1. As linhas 1,2 e 3 ninguém consegue fazer uma viagem sossegado com tantos camelôs gritando dentro dos trens. A linha 2 disputam lugar entre camelô e artistas de rua com seus instrumentos. Só privatizando para acabar com essa farra dentro dos trens.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.