O “novo” secretário já ocupa a função desde junho de 2022. Publicado: 01/01/2023 Em cerimônia oficial realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado na Zona Sul de São Paulo, Marco Antonio Assalve tomou posse como secretário dos Transportes Metropolitanos para a gestão de 2023/2026. Assalve já ocupava o cargo desde junho do ano passado quando foi nomeado […]
O “novo” secretário já ocupa a função desde junho de 2022.
Publicado: 01/01/2023
Foto: Reprodução Governo do Estado de São Paulo/Youtube
Em cerimônia oficial realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado na Zona Sul de São Paulo, Marco Antonio Assalve tomou posse como secretário dos Transportes Metropolitanos para a gestão de 2023/2026.
Assalve já ocupava o cargo desde junho do ano passado quando foi nomeado para a função pelo então governador, Rodrigo Garcia.
Anteriormente, havia sido presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), onde também atuou como diretor de operações. Também foi gerente geral e chefe de Departamento da CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos), diretor de operações da SPTrans (São Paulo Transportes) e diretor de procedimentos e logísticas e de operações da Artesp (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo).
Desde o início de sua gestão tem se destacado por “aparecer pouco” tanto para entrevistas para a imprensa e ou para dar esclarecimentos como na questão dos problemas da ViaMobilidade e no atendimento de linhas da EMTU, que fazem parte do transporte intermunicipal e são alvo frequente da queixa dos passageiros.
Outro ponto é que Assalve ao assumir o lugar do secretário Paulo Galli, descontinuou um recurso que era de importante ferramenta de transparência, comunicação e aproximação com os passageiros do transporte público, o uso das redes sociais para informar mudanças na operação, novidades, problemas e entre outras ações, algo realizado com muita ênfase e de resultados muito positivos pelo presidente do Metrô de São Paulo, Silvani Alves Pereira.
Cabe a Assalve logo nos primeiros dias do seu novo “mandato” na pasta, resolver questões com o Ministério Público sobre a ViaMobilidade, resolver o problema da Emtu, empresas de ônibus e as vans da RTO, entre outras missões.
Seu cargo além de gerenciar trens, metrô e ônibus intermunicipais, inclui também, obras, projetos futuros e aquisição de ferramentas necessárias para um melhor atendimento aos usuários do serviço.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.