Futura nova linha ligará a cidade de São Paulo até o município de Cotia. Publicado: 22/12/2022 O Metrô de São Paulo selecionou três consórcios que ficam a partir de agora, responsáveis pelos estudos de engenharia, arquitetura e geologia para desenvolver o anteprojeto da futura Linha 22-Marrom. A nova linha ainda em fase inicial de sua criação, ligará a capital paulista […]
Futura nova linha ligará a cidade de São Paulo até o município de Cotia.
Publicado: 22/12/2022
Mapa do possível traçado e localização da Linha 22-Marrom. Foto: Divulgação Metrô de São Paulo
O Metrô de São Paulo selecionou três consórcios que ficam a partir de agora, responsáveis pelos estudos de engenharia, arquitetura e geologia para desenvolver o anteprojeto da futura Linha 22-Marrom.
A nova linha ainda em fase inicial de sua criação, ligará a capital paulista partindo da estação Sumaré na Zona Oeste, até a cidade de Cotia na Grande São Paulo, passando por Osasco.
Além de atender três municípios, é prevista a integração com corredor de ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) em Cotia, além das linhas 2-Verde e 4-Amarela de metrô, além da Linha 9-Esmeralda da ViaMobilidade.
Um dos pontos destacados do projeto é a chegada do Metrô na USP (Universidade de São Paulo) que ganhará uma estação dentro do campus, beneficiando trabalhadores, estudantes e professores.
A extensão projetada é de 29 quilômetros de trilhos com 19 estações, um pátio metroviário e a frota de 52 trens para atender uma demanda de 649 mil pessoas em média, todos os dias.
O EIA/RIMA, sigla para Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental, respectivamente, é um dos principais instrumentos utilizados no planejamento ambiental, e faz parte do anteprojeto.
Com o estudo finalizado, será possível a companhia estimar o custo da obra e o prazo de execução, além de locais para desapropriações, método construtivo e impactos, por exemplo, no trânsito nos locais onde a obra será executada.
Os consórcios selecionados foram:
– CONSÓRCIO SYSTRA PRIME L22 (SYSTRA ENGENHARIA E CONSULTORIA LTDA, PRIME ENGENHARIA E COMÉRCIO LTDA);
– CONSÓRCIO GPO–GEOCOMPANY–TETRA–JGP (GPO SISTRAN ENGENHARIA LTDA, GEOCOMPANY TECNOLOGIA ENGENHARIA E MEIO AMBIENTE LTDA, TETRAARQUI ARQUITETURA E PROJETOS LTDA, JGP CONSULTORIA E PARTICIPAÇÕES LTDA.);
– CONSÓRCIO LINHA 22 MARROM–NEMPI (NOVA ENGEVIX ENGENHARIA E PROJETOS S.A., MAUBERTEC TECNOLOGIA EM ENGENHARIA LTDA, PÓLUX ENGENHARIA LTDA, INTERTECHNE CONSULTORES S.A.).
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram(https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.