diariodostrilhos@gmail.com

Governo de São Paulo publica decreto para desapropriar novos terrenos para o Metrô

Os novos locais serão revertidos para a companhia instalar canteiros de obras em expansão até Guarulhos.

Publicado: 07/11/2022

Foto: Divulgação Metrô de São Paulo

No final da semana passada o Governo do Estado de São publicou um decreto solicitando a desapropriação de imóveis necessários para as obras de expansão da Linha 2-Verde até a cidade de Guarulhos.

Os terrenos que serão desocupados e cedidos para a companhia devem ocupar no futuro estações, ventilações, vias elevadas e saídas de emergência da linha.

Segundo o presidente do Metrô, Silvani Pereira disse em rede social, até o momento foram investidos R$ 638 milhões na expansão entre Vila Prudente e Dutra, sendo que o trecho da Penha até Guarulhos tem atualmente 23% das desapropriações realizadas.

Os contratos de execução do projeto da fase dois até a Dutra já estão devidamente assinados e não dependem mais de licitação. Quando as desapropriações estiverem concluídas, será possível executar as ordens de serviço e dar continuidade da construção.

A expectativa é concluir todo o processo da desapropriação em 2023, o que permitirá a continuidade da construção da linha até Guarulhos.

A previsão do governo é de entregar as obras no final de 2025 e começo de 2026, mas ressaltou que as inaugurações serão graduais, ou seja, conforme uma parte for sendo construída, já será entregue.

Parte da escavação da obra, no caso dos túneis, a escavação será feita por meio de tatuzões, similar ao modo usado nas obras da Linha 4-Amarela, por exemplo, e será feito junto com as demais obras civis da construção.

Na estação Penha é onde haverá a maior novidade deste projeto, o qual fará integração com a Linha 3-Vermelha e Linha 11-Coral da CPTM, elevando quando concluída ao número de cerca de 870 mil pessoas transportadas por dia pela linha.

O trecho entre a Penha e a Dutra contempla mais cinco estações (Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra), sendo que o final da linha prevê futura integração com a Linha 19-Celeste que seguirá até o Bosque Maia e com a entrada próximo do Shopping Internacional de Guarulhos.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://ww.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: