A nova medida é válida para a compra de novos veículos a partir de 17 de outubro, com a meta de ter 20% da frota só de ônibus elétricos até 2024.
Publicado: 18/10/2022

A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, determinou que a partir do dia 17 de outubro, as empresas de ônibus do transporte público municipal podem colocar nas ruas somente veículos movidos a tecnologias sustentáveis como ônibus elétricos.
A medida, definida pela gestão de Ricardo Nunes, busca direcionar a cidade para o cumprimento da Lei de Mudanças Climáticas e a redução na emissão de poluentes na atmosfera, o que resulta em melhor qualidade do ar.
Nesta lei no ano de 2028 a capital paulista deve reduzir em 50% as emissões de dióxido de carbono, 80% de emissões totais de óxido de nitrogênio e 90% de materiais particulados, em relação aos parâmetros do ano de 2016.
Com essa regra, todas as operadoras do transporte coletivo não poderão mais “comprar ônibus movidos a diesel, somente com tecnologias que atendam o cronograma de redução de emissão de poluentes previsto na Lei 16.802/2018 e nos contratos vigentes, como os elétricos. A determinação foi comunicada às empresas na última sexta-feira (14).”
Desta forma a cidade fica alinhada com a meta de atingir a marca de 20% da frota total, ou seja, 2600 ônibus elétricos até o final de 2024. Atualmente o município conta com 219 ônibus elétricos, sendo 201 trólebus e 18 movidos a bateria.
As empresas que operam mini-ônibus não entram nessa regra, uma vez que o mercado para este setor é restrito, não oferecendo uma tecnologia elétrica adequada e variedade de opções de escolha.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/diariodostrilhos/
Redes Sociais dos autores das matérias
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://ww.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/