As medidas anunciadas nesta quinta (8) foram publicadas em decretos e oficializaram a liberação em trens, estações e ônibus. Publicado: 09/09/2022 Apesar de muitos ainda não estarem sabendo, desde às 00h01 desta sexta-feira, 9 de setembro de 2022, o uso de máscaras de proteção facial se tornou opcional nos trens do Metrô e trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens […]
As medidas anunciadas nesta quinta (8) foram publicadas em decretos e oficializaram a liberação em trens, estações e ônibus.
Publicado: 09/09/2022
Foto: Diário dos Trilhos
Apesar de muitos ainda não estarem sabendo, desde às 00h01 desta sexta-feira, 9 de setembro de 2022, o uso de máscaras de proteção facial se tornou opcional nos trens do Metrô e trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e ViaMobilidade, além dos ônibus da cidade de São Paulo e intermunicipais da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).
O Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura da capital paulista publicaram decretos que oficializaram a liberação do uso, retirando a sua obrigatoriedade, ficando apenas o uso contínuo em unidades de saúde como postos e hospitais.
A obrigação foi definida em maio de 2020 pelo então governador João Doria, para combater o avanço da pandemia da covid-19 nas cidades paulistas.
Desde então, para utilizar o transporte o passageiro precisava estar com a máscara, caso contrário era impedido de embarcar. Porém, nos últimos meses, houve um relaxamento por parte das empresas de transporte, especialmente no trem e metrô, quando uma quantidade razoável de pessoas começou a abandonar o uso.
Agora quem quiser pode continuar usando normalmente, quem não fizer o uso, não poderá ser impedida de embarcar ou ser abordada por isso.
Decreto Estadual
Decreto cidade de São Paulo
Veja a seguir os decretos publicados. Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.