O novo aporte será utilizado na expansão da Linha 2-Verde e na compra de novos trens. Publicado: 04/08/2022 O Senado Federal concedeu ao Metrô de São Paulo o aval para a companhia obter um crédito de 550 milhões de dólares que será utilizado nas obras de expansão do sistema. De acordo com o presidente da companhia, Silvani Pereira, este crédito […]
O novo aporte será utilizado na expansão da Linha 2-Verde e na compra de novos trens.
Publicado: 04/08/2022
Poço de escavações das obras na Linha 2-Verde. Foto: Divulgação Metrô de São Paulo
O Senado Federal concedeu ao Metrô de São Paulo o aval para a companhia obter um crédito de 550 milhões de dólares que será utilizado nas obras de expansão do sistema.
De acordo com o presidente da companhia, Silvani Pereira, este crédito se dará por meio de uma CAF (Corporação Andina de Fomento) e será utilizado na construção do novo trecho da Linha 2-Verde e também para a compra de novos trens que essa linha necessitará.
Este recurso adicional vai compor o orçamento de toda a obra, que já se aproxima de R$ 8,5 bilhões.
A expansão da linha 2 acrescentará 8,4 km de trilhos, com oito novas estações ligando a Vila Prudente até a Penha, na Zona Leste, permitindo a integração com a Linha 3-Vermelha e 11-Coral da CPTM, diminuindo o número de pessoas que precisam seguir até o centro da cidade para acessar outras linhas do sistema.
A previsão é de beneficiar 400 mil pessoas em 2026, ano programado da entrega da expansão, fazendo da Linha 2-Verde uma das maiores com 23 km de extensão, com 22 estações indo da Vila Madalena à Penha, integrando com todas as outras linhas do sistema metroviário, 1-Azul, 3-Vermelha, 4-Amarela e 5-Lilás.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.