Segundo a CET o trecho que possui a nova via para motocicletas registra um índice 55% menor de lentidão. Publicado: 04/08/2022 O Projeto Piloto da Faixa Azul para motocicletas na Avenida 23 de Maio em São Paulo, completa seis meses de sua criação com números positivos. Neste período nenhuma morte por acidente de trânsito com motociclistas foi registrada no trecho. […]
Segundo a CET o trecho que possui a nova via para motocicletas registra um índice 55% menor de lentidão.
Publicado: 04/08/2022
Foto: Diário dos Trilhos
O Projeto Piloto da Faixa Azul para motocicletas na Avenida 23 de Maio em São Paulo, completa seis meses de sua criação com números positivos. Neste período nenhuma morte por acidente de trânsito com motociclistas foi registrada no trecho.
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), em seis meses 13 sinistros (acidentes) foram registrados sem vítimas e outros 16 com vítimas, mas sem nenhuma fatalidade, além de um atropelamento de pedestre, nos trechos onde a Faixa Azul está presente.
Já na parte da 23 de Maio que não conta com essa via especial, ocorreram 17 sinistros sem vítimas, 13 com vítimas, nenhum atropelamento e nenhum óbito.
Isto representa para a Prefeitura de São Paulo um resultado extremamente positivo para o uso da Faixa Azul, sendo que o número de sinistros em UPS (Unidade Padrão de Severidade) que classifica o peso de um acidente pela sua importância, quando o óbito é o mais grave, registrou UPS/milhão de veículos/km fora da faixa azul é 133% maior do que dentro da faixa, ou seja, ao utilizar a Faixa Azul, reduz consideravelmente os sinistros e possíveis óbitos no trânsito.
Além disso, a diminuição do trânsito nos 5,5 km da faixa é notado, com quedas de lentidão para todos os meses analisados até o momento, chegando ao índice de 55,2% de redução.
A Faixa Azul foi inaugurada em 25 de janeiro deste ano funcionando no sentido aeroporto da 23 de Maio da Praça da Bandeira até o Complexo Viário Jorge João Saad, consistindo em uma faixa em largura satisfatória para motociclistas e de uso exclusivo que evita a circulação de automóveis nesta faixa.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.