O Expresso da Linha 10 será desativado por quase um mês. Publicado: 14/07/2022 A partir da próxima segunda-feira, 18 de julho de 2022, as obras de modernização da estação Utinga entram na segunda fase, promovendo novas mudanças na operação da Linha 10-Turquesa e do Expresso Linha 10. Em Utinga, a plataforma 1, sentido Estação Rio Grande da Serra, ficará interditada […]
O Expresso da Linha 10 será desativado por quase um mês.
Publicado: 14/07/2022
Foto: Diário da CPTM
A partir da próxima segunda-feira, 18 de julho de 2022, as obras de modernização da estação Utinga entram na segunda fase, promovendo novas mudanças na operação da Linha 10-Turquesa e do Expresso Linha 10.
Em Utinga, a plataforma 1, sentido Estação Rio Grande da Serra, ficará interditada e, com isso, a plataforma 2, sentido Estação Brás, que estava fechada, será reaberta. Na prática, isso significa que os trens que seguem pela Linha 10-Turquesa em direção a Rio Grande da Serra não vão parar em Utinga. A plataforma 1 da Estação Prefeito Saladino continua interditada também para a execução de obras de melhorias.
Por essa razão, os passageiros que embarcam em Utinga sentido Estação Brás devem retornar até a Estação Santo André. Para quem segue no sentido Estação Rio Grande da Serra e desembarca em Utinga é preciso seguir até São Caetano para retornar até Utinga.
A interdição é necessária para que as obras sejam feitas de maneira segura tanto para os passageiros, como para os trabalhadores que vão executar serviços como a troca e substituição de bancos e comunicação visual; remoções e substituição de gradis; troca de pisos das plataformas e saguões das estações, instalações de pisos táteis; além de instalações elétricas e hidráulicas, como iluminação e telecomunicações.
A estação Utinga ainda ganhará dois elevadores novos para a travessia pela passarela de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
EXPRESSO LINHA 10
O Expresso da Linha 10 que liga as estações Santo André e Tamanduateí de forma mais rápida nos horários de pico, será suspenso a partir desta segunda-feira, 18.
A previsão estimada é de 20 dias para retomar a operação do serviço especial, e a alternativa no período para os passageiros será utilizar os trens do Serviço 710 que funcionará normalmente entre as estações Rio Grande da Serra e Jundiaí.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.