A contratada deverá levantar questões ambientais, analisar o mercado e a viabilidade da ampliação da linha. Publicado: 27/06/2022 A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) contratou uma empresa que será responsável por elaborar o anteprojeto da expansão da Linha 13-Jade de trens até o bairro do Bonsucesso, na cidade de Guarulhos. O anteprojeto é uma etapa fundamental que antecede as […]
A contratada deverá levantar questões ambientais, analisar o mercado e a viabilidade da ampliação da linha.
Publicado: 27/06/2022
Foto: Diário dos Trilhos
A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) contratou uma empresa que será responsável por elaborar o anteprojeto da expansão da Linha 13-Jade de trens até o bairro do Bonsucesso, na cidade de Guarulhos.
O anteprojeto é uma etapa fundamental que antecede as obras e é nele em que são estudados os pontos de desapropriação, por onde a linha irá passar, possíveis impactos ambientais e analisar a demanda diária de pessoas e pontos para possíveis estações.
O contrato foi assinado com o Consórcio Projetista L13 Leste com prazo de 16 meses e um valor de R$ 2.579.309,40
Antes mesmo do projeto ser concluído, já é estimado que os bairros de São João, Presidente Dutra e Bonsucesso, devem contar com uma estação da linha, beneficiando a população da região.
Atualmente a Linha 13-Jade possui 12,2 km de extensão, contando com três estações, sem mencionar o serviço especial Expresso Aeroporto que de hora em hora liga a estação mais próxima do Aeroporto Internacional de Guarulhos e a estação Luz, no centro de São Paulo.
“A Linha 13-Jade foi pensada para avançar para dentro do município de Guarulhos e atender a segunda maior cidade do Estado com a qualidade que ela merece. Hoje, a CPTM dá um passo importante para transformar a nossa linha ‘caçula’ em uma das mais movimentadas de todo o sistema”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.