A irregularidade na prestação do serviço e qualidade do atendimento também serão alvo da comissão. Publicado: 11/06/2022 O Vereador de São Paulo, Delegado Palumbo, protocolou na Câmara Municipal nesta sexta-feira, 10 de junho de 2022, um pedido para instalar uma CPI (Comissão de Inquérito Parlamentar) para investigar a atuação das empresas que prestam o serviço do transporte coletivo urbano. De […]
A irregularidade na prestação do serviço e qualidade do atendimento também serão alvo da comissão.
Publicado: 11/06/2022
Veículos da TransUnião estacionados em frente ao DEIC após ação da polícia. Foto: Diário dos Trilhos
O Vereador de São Paulo, Delegado Palumbo, protocolou na Câmara Municipal nesta sexta-feira, 10 de junho de 2022, um pedido para instalar uma CPI (Comissão de Inquérito Parlamentar) para investigar a atuação das empresas que prestam o serviço do transporte coletivo urbano.
De acordo com o pedido do parlamentar, são sete itens que precisam ser apurados:
– identificar eventuais irregularidades em uma ou mais empresas; – apurar as medições e pagamento; – a qualidade dos serviços prestados; – pessoas físicas e/ou jurídicas envolvidas com empresas que agem ilicitamente; – o quadro societário das empresas e se há conflito de interesses com a administração pública; – o programa de compliance; – mecanismos destas empresas para combater a corrupção.
A justificativa de Palumbo é que houve, por parte da Polícia Cívil, mandados de busca e apreensão já cumpridos em duas empresas do transporte coletivo (UPBus e TransUnião), inclusive no escritório de um vereador.
A Câmara da capital possui 55 vereadores e para a CPI ser aceita são necessárias pelo menos 19 assinaturas, ou seja, que essa quantidade de parlamentares concorde em investigar o setor. Palumbo espera conseguir essas assinaturas no começo da próxima semana.
Essa ação foi motivada após duas ações da Polícia que resultaram na última quinta-feira (9), na apreensão de 18 ônibus que operam em linhas da Zona Leste.
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.