Motoristas de ônibus de São Paulo aprovam “estado de greve”

Também foi aprovada uma série de protestos em terminais de ônibus na tarde desta quarta (25).

Publicado: 24/05/2022

Foto: SindMotoristas

Em assembleia realizada na sede do SindMotoristas nesta segunda-feira, 23 de maio de 2022, os motoristas e cobradores do transporte coletivo da cidade de São Paulo decidiram decretar o “estado de greve” e manifestações na tarde de amanhã (25), com a possibilidade do fechamento temporário de terminais de ônibus.

Um dos principais pedidos dos funcionários do setor é o reajuste salarial e fim das escalas com uma hora de refeição não remunerada, porém tem outras solicitações que não vem sendo debatidas ou atendidas pelas empresas de ônibus.

Segundo o presidente do Sindmotoristas, Valdevan Noventa, “a respeito da proposta salarial indecente apresentada pelo SPUrbanuss que, aliás, foi rejeitada pela diretoria e comissão de negociação dos trabalhadores” na semana passada.

Ainda de acordo com a entidade, os empresários querem usar os trabalhadores como massa de manobra, sem oferecer propostas que atendam as demandas destes profissionais e isto pode levar a mais protestos e uma greve.

“Gananciosos e insensíveis, os concessionários do sistema do transporte público urbano de São Paulo não estão preocupados com as consequências do seu jogo sujo, o quanto isso pode afetar os condutores, usuários de ônibus e a população em geral”, disse Valdevan Noventa.

Veja a seguir as reivindicações dos trabalhadores:

– Reajuste Salarial de 12,47%, mais aumento real;
– Vale Refeição de R$ 33,00 (unitário);
– Equiparação de todos os benefícios para os trabalhadores e trabalhadoras das empresas do sistema complementar (empresas novas);
– Participação nos Lucros ou Resultados (PLR) de R$ 2.500,00;
– Fim das escalas com uma hora para refeição sem remuneração;
– Reajustes nos valores dos benefícios: Auxílio Funeral, Seguro de Vida, Convênio Médico e Odontológico etc;
– Adequação das nomenclaturas do Plano de Carreira do Setor de Manutenção, equiparação salarial e promoção para funcionários e funcionárias Fora de Função.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – 
http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias:
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Um comentário

  1. Marcelo de Andrade

    Novamente! Um movimento com revindicações justas, será “satanizado” pela, maioria absoluta da imprensa. Vão “vender” a narrativa que, a categoria foi radical e exigiu demais (ou não quis negociar) e portanto o fechamento de terminais de ônibus (e todo o transtorno que ele gera) é culpa de “lideranças irresponsáveis”. LAMENTÁVEL… 😮‍💨😮‍💨😮‍💨

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading