Homem falece após ser atingido por três trens na Linha 8-Diamante

Não se sabe o motivo que levou a pessoa a caminhar na via, o que é proibido.

Publicado: 29/12/2021

Estação de Engenheiro Cardoso, local próximo do ocorrido. Foto: Reprodução Google Maps

Um homem perdeu a vida na noite desta segunda-feira, 27 de dezembro de 2021, após ser atingido por um trem nas proximidades da estação Engenheiro Cardoso da Linha 8-Diamante.

Segundo informações obtidas pelo site, a vítima teria sido atingida não por um, mas por três trens em um espaço curto de tempo, devido ao acidente ter acontecido a noite, após as 20h.

Após o impacto, o maquinista comunicou o CCO (Centro de Controle Operacional) o que houve, mas outro trem já havia partido da estação Itapevi em direção a Júlio Prestes, com o operador desta composição informando ao chegar no ponto do acidente que “dava para passar” mesmo com o corpo na via. Feito isto e seguindo a viagem, quando o terceiro trem veio ao local já com uma equipe de seguranças a bordo para preservar a região, por não saber o ponto exato do acidente, ele teria parado sobre o corpo, retornando de ré e permitindo finalmente a via ser interditada.

Questionamos a CPTM sobre este erro de procedimentos e pedimos mais informações, onde por meio de nota, não houve a resposta a esta pergunta específica, mas com a informação de que um Boletim de Ocorrência foi aberto para apurar as circunstancias do óbito, ressaltando ser proibido caminhar ou acessar a via ferroviária.

Leia abaixo a nota da companhia na íntegra:

“Por volta das 20h10 desta segunda-feira (27/12) o maquinista de um trem que circulava pela Linha 8-Diamante localizou o corpo de um homem na via, nas proximidades da Estação Eng. Cardoso. A via foi interditada até a chegada da perícia, que constatou o óbito.

O corpo foi preservado no local até a sua devida retirada. O caso foi registrado na 1ª DP de Itapevi como morte suspeita (Boletim de Ocorrência 3741/2021).

A CPTM lamenta o ocorrido e informa que a segurança de todos é uma prioridade da companhia, por isso o acesso à faixa ferroviária, como a que ocorreu, é proibido.

Diariamente, a CPTM faz campanhas, usa avisos sonoros e placas informativas e também trabalha junto às comunidades, para que as pessoas não andem pela via nem utilizem passagens clandestinas, prática proibida de acordo com a Norma Geral de Transporte, Tráfego e Segurança, a NTS, amparada pelo Decreto Federal 1.832, de 04/03/1996.”

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias:
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Um comentário

  1. Erasmo Augusto

    A CPTM tá respondendo pelas cagadas da CCR? Dória, você é um gênio!

  2. Edilson

    Por que não perguntaram a CCR/MOBILIDADE, afinal eu li uma publicação de vocês, na qual, os maquinistas da CPTM deram adeus as linhas 8 e 9 no último dia 27? Quantas notícias desse tipo a gente já engoliu? Infelizmente!!!

  3. Vitor

    A operação dos trens não está sendo feita mais pela CPTM, e sim pela CCR que arrematou essas linhas. É só o começo dos problemas, funcionários sem preparo, mau treinados, um absurdo esse fato, tal como ocorreu na Supervia que passaram o trem completamente em cima do corpo. Fora as ocorrências diárias de avanço de sinal vermelho, parada fora de plataforma, entre outras.

  4. João Carlos Silveira

    SE FALAR EM INVESTIMENTOS NAS FERROVIAS É MUITO FÁCIL. MAS OS SINISTROS DIVERSOS QUE ESTARAM SUJEITOS, PREFEREM DEIXAR ACONTECER. UM ABSURDO, SE TEMOS À POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL, ALTAMENTE QUALIFICADA, COM EXPERIÊNCIA EM FERROVIAS . SE OS BRASILEIROS NÃO SABEM, INDIFERENTE MARCO REGULATÓRIO, O PATRIMÔNIO AINDA SERÁ DA UNIÃO. POR ISTO O GOVERNO NÃO QUER À REGULAMENTAÇÃO DA PFF, POIS MUITAS VANTAGENS FINANCEIRAS, ESTÃO EM JOGO. TEM MUITAS VANTAGENS FINANCEIRAS, EMPRESÁRIOS, POLÍTICOS E OUTROS.
    UMA MÁFIA POR DETRAIS, AO SE INVESTIR EM FERROVIAS.

  5. Elizabeth Cristina conceição de Barros

    Nossa que tragédia meus sinceros sentimentos
    Que deus conforte toda a família esse momento

  6. Marcos

    O serviço só piorou após a concessão. Demorou anos pra CPTM oferecer um serviço de qualidade, e quando estava bom fazem isso.
    Quase que diariamente os trens estão com velocidade reduzida. Nesse momento as 22:00 de sexta feira 21/01/2022, o tempo que levaria 1 hora de Osasco a Itapevi, vai levar 1:30, pq já faz meia hora que o trem saiu de Osasco e ainda está em Quitaúna. E o maquinista alega PROBLEMAS TÉCNICOS. Sério, precisamos de ajuda

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading