Não se sabe o motivo que levou a pessoa a caminhar na via, o que é proibido.

Publicado: 29/12/2021

Estação de Engenheiro Cardoso, local próximo do ocorrido. Foto: Reprodução Google Maps

Um homem perdeu a vida na noite desta segunda-feira, 27 de dezembro de 2021, após ser atingido por um trem nas proximidades da estação Engenheiro Cardoso da Linha 8-Diamante.

Segundo informações obtidas pelo site, a vítima teria sido atingida não por um, mas por três trens em um espaço curto de tempo, devido ao acidente ter acontecido a noite, após as 20h.

Após o impacto, o maquinista comunicou o CCO (Centro de Controle Operacional) o que houve, mas outro trem já havia partido da estação Itapevi em direção a Júlio Prestes, com o operador desta composição informando ao chegar no ponto do acidente que “dava para passar” mesmo com o corpo na via. Feito isto e seguindo a viagem, quando o terceiro trem veio ao local já com uma equipe de seguranças a bordo para preservar a região, por não saber o ponto exato do acidente, ele teria parado sobre o corpo, retornando de ré e permitindo finalmente a via ser interditada.

Questionamos a CPTM sobre este erro de procedimentos e pedimos mais informações, onde por meio de nota, não houve a resposta a esta pergunta específica, mas com a informação de que um Boletim de Ocorrência foi aberto para apurar as circunstancias do óbito, ressaltando ser proibido caminhar ou acessar a via ferroviária.

Leia abaixo a nota da companhia na íntegra:

“Por volta das 20h10 desta segunda-feira (27/12) o maquinista de um trem que circulava pela Linha 8-Diamante localizou o corpo de um homem na via, nas proximidades da Estação Eng. Cardoso. A via foi interditada até a chegada da perícia, que constatou o óbito.

O corpo foi preservado no local até a sua devida retirada. O caso foi registrado na 1ª DP de Itapevi como morte suspeita (Boletim de Ocorrência 3741/2021).

A CPTM lamenta o ocorrido e informa que a segurança de todos é uma prioridade da companhia, por isso o acesso à faixa ferroviária, como a que ocorreu, é proibido.

Diariamente, a CPTM faz campanhas, usa avisos sonoros e placas informativas e também trabalha junto às comunidades, para que as pessoas não andem pela via nem utilizem passagens clandestinas, prática proibida de acordo com a Norma Geral de Transporte, Tráfego e Segurança, a NTS, amparada pelo Decreto Federal 1.832, de 04/03/1996.”

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias:
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

5 comentários »

  1. Por que não perguntaram a CCR/MOBILIDADE, afinal eu li uma publicação de vocês, na qual, os maquinistas da CPTM deram adeus as linhas 8 e 9 no último dia 27? Quantas notícias desse tipo a gente já engoliu? Infelizmente!!!

    Curtir

  2. A operação dos trens não está sendo feita mais pela CPTM, e sim pela CCR que arrematou essas linhas. É só o começo dos problemas, funcionários sem preparo, mau treinados, um absurdo esse fato, tal como ocorreu na Supervia que passaram o trem completamente em cima do corpo. Fora as ocorrências diárias de avanço de sinal vermelho, parada fora de plataforma, entre outras.

    Curtir

  3. SE FALAR EM INVESTIMENTOS NAS FERROVIAS É MUITO FÁCIL. MAS OS SINISTROS DIVERSOS QUE ESTARAM SUJEITOS, PREFEREM DEIXAR ACONTECER. UM ABSURDO, SE TEMOS À POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL, ALTAMENTE QUALIFICADA, COM EXPERIÊNCIA EM FERROVIAS . SE OS BRASILEIROS NÃO SABEM, INDIFERENTE MARCO REGULATÓRIO, O PATRIMÔNIO AINDA SERÁ DA UNIÃO. POR ISTO O GOVERNO NÃO QUER À REGULAMENTAÇÃO DA PFF, POIS MUITAS VANTAGENS FINANCEIRAS, ESTÃO EM JOGO. TEM MUITAS VANTAGENS FINANCEIRAS, EMPRESÁRIOS, POLÍTICOS E OUTROS.
    UMA MÁFIA POR DETRAIS, AO SE INVESTIR EM FERROVIAS.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.