Prefeito disse que vai aguardar manifestação do Governo Federal sobre o auxílio ao setor de transportes. Publicado: 24/12/2021 Em entrevista para a imprensa na manhã desta sexta-feira, 24 de setembro de 2021, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, confirmou que decidiu adiar um possível reajuste na tarifa do transporte coletivo da cidade. De acordo com Nunes, será aguardada um […]
Prefeito disse que vai aguardar manifestação do Governo Federal sobre o auxílio ao setor de transportes.
Publicado: 24/12/2021
Prefeito Ricardo Nunes ao centro da imagem. Foto: Diário dos Trilhos
Em entrevista para a imprensa na manhã desta sexta-feira, 24 de setembro de 2021, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, confirmou que decidiu adiar um possível reajuste na tarifa do transporte coletivo da cidade.
De acordo com Nunes, será aguardada um posição definitiva do Governo Federal a respeito de um subsídio ao transporte, uma vez que o Senador Rodrigo Pacheco, confirmou ao prefeito que um projeto sobre o assunto será pautado no Senado Federal mais tardar em fevereiro de 2022.
É esperado pela prefeitura uma ajuda Federal, especialmente ou nos combustíveis ou na gratuidade de idosos, um direito federal, mas que é custeado pelos municípios que ficam com o ônus de manter e assegurar o direito.
Além disto, Ricardo Nunes explicou novamente que não pode retirar verbas de outras áreas como saúde e assistência social (a entrevista aconteceu em um centro que atende pessoas em situação de rua), esperando que um aumento de passageiros por dia ajude a aumenta a arrecadação e evitar um aumento.
E A TARIFA NA CPTM E METRÔ?
O prefeito disse que a decisão de um eventual reajuste será tomada no próximo ano com o Governo do Estado de São Paulo, para que ônibus da capital, Metrô e CPTM continuem a praticar o mesmo valor, como é feito nos últimos anos.
Já sobre o preço final de R$ 5,10 como foi recomendado pela SPTrans, Nunes explicou que determinar um preço final depende de variáveis como custos de combustíveis, das gratuidades, da quantidade de passageiros pagantes, entre outros fatores.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.