Seis homens foram presos e quase 1 mil latinhas de tina spray apreendidas. Publicado: 23/12/2021 A Polícia Civil realizou nesta quinta-feira, 23 de dezembro de 2021, a “Operação 163” de combate a grupos que praticam atos de vandalismo contra trens da CPTM e do Metrô de São Paulo. Um total de 140 policiais cumpriram mandados de prisão e de busca […]
Seis homens foram presos e quase 1 mil latinhas de tina spray apreendidas.
Publicado: 23/12/2021
Foto: Divulgação Polícia Civil
A Polícia Civil realizou nesta quinta-feira, 23 de dezembro de 2021, a “Operação 163” de combate a grupos que praticam atos de vandalismo contra trens da CPTM e do Metrô de São Paulo.
Um total de 140 policiais cumpriram mandados de prisão e de busca e apreensão em endereços localizados nas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, Itapecerica da Serra, Jandira e Osasco, na região metropolitana, e Jundiaí e Sorocaba, no Interior paulista.
A ação é resultado de um trabalho de seis meses de investigação da atuação destes grupos em ações que terminavam com estações e principalmente trens, pichados, obrigando que estas composições fossem retiradas de operação para trabalhos de limpeza, causando danos a população.
Nas diligências ao longo do trabalho investigativo, um HD Externo foi apreendido que continha informações dos integrantes e locais das ações do bando, identificando os autores e permitindo que fossem expedidos os mandados pela justiça.
O saldo da operação foi de seis homens com idades entre 35 e 40 anos presos, 953 latinhas de tinta spray apreendidas, além de uniformes de funcionários da CPTM e Metrô usados nas ações criminosas, celulares, notebooks, HDs e outros materiais como pinceis e latas de tinta.
Os presos da operação foram indiciados por associação criminosa, dano ao patrimônio e crime de perigo de desastre ferroviário.
“Isso porque durante a prática criminosa, os suspeitos desligam sistemas de segurança das composições, podendo causar danos e acidentes maiores”, explicou o delegado Rodrigo Correa Baptista, titular da Delpom para a imprensa.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.