Linha ligará o centro de São Paulo até Guarulhos com previsão de entrega em 2029.Publicado: 22/12/2021 O Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, autorizou nesta terça-feira, 21 de dezembro de 2021, a elaboração do projeto básico da Linha 19-Celeste, que partirá do centro de São Paulo e chegará a Guarulhos no bairro do […]
Linha ligará o centro de São Paulo até Guarulhos com previsão de entrega em 2029. Publicado: 22/12/2021
Estação São Bento da Linha 1-Azul será utilizada para integrar a nova linha. Foto: Diário dos Trilhos
O Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, autorizou nesta terça-feira, 21 de dezembro de 2021, a elaboração do projeto básico da Linha 19-Celeste, que partirá do centro de São Paulo e chegará a Guarulhos no bairro do Bosque Maia.
Com orçamento de R$ 93 milhões, o Consórcio MNEPIE terá 25 meses para finalizar os trabalhos deste projeto.
Com ele em mãos, o Governo do Estado poderá elaborar o melhor sistema de modelagem quanto a obtenção de recursos financeiros, seja financiamento, uso de verba pública já existente ou a formação de uma PPP (Parceria Público Privada).
“Estamos dando um passo fundamental em duas ações importantes para a sociedade no mundo moderno. A primeira delas é a mobilidade urbana. Nós assinamos aqui a ordem de serviço, o contrato, para que o consórcio de engenharia faça o projeto funcional da Linha 19-Celeste. Estamos ligando a capital de São Paulo a segunda maior cidade de São Paulo, que é Guarulhos”, disse o vice-governador Rodrigo Garcia.
Além disto, este projeto determinará o traçado final da linha e a localização exata das estações, poços de ventilação e pátio ferroviário onde serão estacionados os trens.
A linha quando estiver concluída contará com 15 estações, uma frota de 31 novos trens em 17,6 km de extensão, realizando integração com as linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha do Metrô e a Linha 11-Coral da CPTM.
A previsão de entrega é em 2029, atendendo 620 mil passageiros por dia. Veja abaixo as estações conforme projeto:
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.