Tuneladora perfurará 10 quilômetros para levar a nova linha até as proximidades da região central de São Paulo.

Publicado: 16/12/2021

Foto: Divulgação Subprefeitura da Freguesia do Ó e Brasilândia

Em evento que contou com a presença do governador João Doria, vice-governador, Rodrigo Garcia, entre outras autoridades, foi iniciado o funcionamento da primeira tuneladora (TBM) ou como é conhecido popularmente, o “tatuzão”

O gigantesco equipamento começou a perfuração em direção a estação São Joaquim da Linha 1-Azul, “ponto final” da nova linha em construção. Será um total de dez quilômetros construídos com o TBM, contemplando dez estações no percurso.

Nomeado de Maria Leopoldina por João Doria, é uma forma de homenagear à Imperatriz Leopoldina, esposa de Dom Pedro I e figura histórica conhecida por ter sido grande influenciadora das negociações que levaram à independência do Brasil, que neste ano celebrou seu bicentenário.

“Essa obra foi um desafio. Quando assumimos o Governo, tínhamos 30 grandes obras paradas no estado. Encontramos uma solução jurídica e o resultado está aqui. Quando se quer, resumimos todas as dificuldades a uma expressão: vamos fazer!”
, destacou o Governador de São Paulo, João Doria.

Além deste tatuzão, outro está sendo montado no mesmo local e deverá entrar em funcionamento no primeiro semestre de 2022, percorrendo 5,3 quilômetros em direção a Brasilândia, perfurando um solo de maior parte composta por rocha.

Cada TBM possui a capacidade de perfurar entre 12 a 15 metros por dia, mas agilizando o processo de construção, uma vez que ao mesmo tempo em que faz o túnel, já são colocadas as aduelas de concreto que foram o círculo deste túnel.

Quando estiver em funcionamento pleno, a Linha 6-Laranja terá um total de 15 quilômetros de extensão, com 15 estações e integrando com a CPTM na Água Branca e com as linhas 1-Azul e 4-Amarela.

“As obras estão avançando de forma acelerada para que esse importante ramal metroferroviário seja entregue integralmente dentro do cronograma”, diz Nelson Bossolan, CEO da Linha Universidade, responsável pela operação do ramal por 19 anos assim que as obras forem entregues em 2025.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias:
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.