TCU autorizou a retomada do projeto nesta quarta (15).

Publicado: 15/12/2021

Imagem
Foto: Divulgação Ministério da Infraestrutura

As obras de construção de um sistema APM (Automated People Mover) que ligará o Aeroporto Internacional de Cumbica e a Linha 13-Jade, foram autorizadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União) nesta quarta-feira, 15 de dezembro de 2021.

O tribunal tomou a decisão após o Ministério da Infraestrutura apresentar os documentos solicitados e prestar esclarecimentos solicitados a respeito do processo de assinatura do contrato e o projeto em si.

Com o aval, as obras de construção devem começar nos primeiros meses de 2022 e terminar em até 24 meses, resolvendo um problema existente atualmente, pois a Linha 13-Jade fica distante dos terminais de embarque e desembarque de passageiros.

Atualmente a ligação entre os terminais de passageiros e a estação da CPTM, Aeroporto-Guarulhos, é feita por ônibus da empresa administradora do aeroporto, a GRU Airport.

A concessionária investirá aproximadamente R$ 272 milhões por meio de um aditivo de contrato da concessão com o Governo Federal, onde o valor que a empresa deve enviar a união será descontado para ser investido diretamente na obra.

Os trens deste novo sistema serão construídos pela Marcopolo, empresa amplamente conhecida no ramo de transportes rodoviários com ônibus. A capacidade de passageiros será de até 2 mil pessoas por hora em cada sentido, realizando paradas na estação da CPTM e nos Terminais 1, 2 e 3 do aeroporto.

“Esse é o primeiro investimento obrigatório previsto em contrato de concessão no setor aeroportuário por meio de aditivo contratual. Esse instrumento vai possibilitar que parte da outorga que a concessionária do aeroporto pagaria à União seja usada na obra do People Mover, uma obra muito aguardada pela população”, destacou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas em nota para a imprensa.

Além de resolver o problema de ligação entre os dois pontos e melhorar o atendimento aos passageiros e funcionários do aeroporto, o novo sistema vai contribuir para o meio ambiente, com emissão zero de poluentes.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias:
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.