TCU autorizou a retomada do projeto nesta quarta (15). Publicado: 15/12/2021 As obras de construção de um sistema APM (Automated People Mover) que ligará o Aeroporto Internacional de Cumbica e a Linha 13-Jade, foram autorizadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União) nesta quarta-feira, 15 de dezembro de 2021. O tribunal tomou a decisão após o Ministério da Infraestrutura apresentar […]
TCU autorizou a retomada do projeto nesta quarta (15).
Publicado: 15/12/2021
Foto: Divulgação Ministério da Infraestrutura
As obras de construção de um sistema APM (Automated People Mover) que ligará o Aeroporto Internacional de Cumbica e a Linha 13-Jade, foram autorizadas pelo TCU (Tribunal de Contas da União) nesta quarta-feira, 15 de dezembro de 2021.
O tribunal tomou a decisão após o Ministério da Infraestrutura apresentar os documentos solicitados e prestar esclarecimentos solicitados a respeito do processo de assinatura do contrato e o projeto em si.
Com o aval, as obras de construção devem começar nos primeiros meses de 2022 e terminar em até 24 meses, resolvendo um problema existente atualmente, pois a Linha 13-Jade fica distante dos terminais de embarque e desembarque de passageiros.
Atualmente a ligação entre os terminais de passageiros e a estação da CPTM, Aeroporto-Guarulhos, é feita por ônibus da empresa administradora do aeroporto, a GRU Airport.
A concessionária investirá aproximadamente R$ 272 milhões por meio de um aditivo de contrato da concessão com o Governo Federal, onde o valor que a empresa deve enviar a união será descontado para ser investido diretamente na obra.
Os trens deste novo sistema serão construídos pela Marcopolo, empresa amplamente conhecida no ramo de transportes rodoviários com ônibus. A capacidade de passageiros será de até 2 mil pessoas por hora em cada sentido, realizando paradas na estação da CPTM e nos Terminais 1, 2 e 3 do aeroporto.
“Esse é o primeiro investimento obrigatório previsto em contrato de concessão no setor aeroportuário por meio de aditivo contratual. Esse instrumento vai possibilitar que parte da outorga que a concessionária do aeroporto pagaria à União seja usada na obra do People Mover, uma obra muito aguardada pela população”, destacou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas em nota para a imprensa.
Além de resolver o problema de ligação entre os dois pontos e melhorar o atendimento aos passageiros e funcionários do aeroporto, o novo sistema vai contribuir para o meio ambiente, com emissão zero de poluentes.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.