30 linhas passam em frente ao local, mas um ponto de parada em frente a estação não existe, fazendo o passageiro caminhar um pouco para realizar a integração trem/ônibus. Publicado: 08/11/2021 A estação João Dias da Linha 9-Esmeralda foi inaugurada na última sexta-feira, 5 de novembro de 2021, entretanto um ponto importante para a mobilidade e que não está presente […]
30 linhas passam em frente ao local, mas um ponto de parada em frente a estação não existe, fazendo o passageiro caminhar um pouco para realizar a integração trem/ônibus.
Publicado: 08/11/2021
Foto: Diário dos Trilhos
A estação João Dias da Linha 9-Esmeralda foi inaugurada na última sexta-feira, 5 de novembro de 2021, entretanto um ponto importante para a mobilidade e que não está presente foi notado pela equipe, a ausência de um ponto de ônibus em frente a entrada.
Apesar de aparentar ser algo supérfluo ou implicância sem motivos, é comum em estações da cidade, um ponto de ônibus e ou até terminal existir em frente, permitindo uma maior integração do transporte público, no caso ônibus e trens da CPTM.
A Avenida das Nações Unidas no local onde está localizado a João Dias é atendido por 30 linhas, conforme informação da própria SPTrans e a lista você confere abaixo no texto.
Diante deste problema, a SPTrans vai fazer uma vistoria no local para implantar um ponto de parada, o que por via de regra já deveria constar na inauguração da estação. Porém um prazo para a instalação não foi informado.
Veja abaixo as linhas que passam em frente a estação João Dias.
A estação conta com três escadas rolantes, duas de acesso as plataformas e uma na entrada da estação após as catracas. Três elevadores com portas em parte de vidro, que permite ao passageiro saber se o mesmo está no andar ou não e está localizada a 1,9 km da estação Granja Julieta e a 2 km de Santo Amaro, e construída em uma área de 5,6 mil m²,
A arquitetura valoriza a iluminação natural, promovendo uma economia de energia elétrica e um sistema de captação e reaproveitamento de água de chuva, sistema de energia solar, além de recursos tecnológicos para monitoramento completo por câmeras.
De acordo com informações da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, a partir deste sábado João Dias já vai atender o público em horário integral, todos os dias das 4h até meia noite.
O empreendimento custou um total de R$ 81 milhões, sendo que 21 milhões vieram de recursos da CPTM e os 60 milhões restantes da Brookfield e tem previsão de receber mais de 10 mil passageiros por dia.
Com as obras iniciadas em janeiro de 2020, a estação foi pronta em “tempo recorde”, antes de outras obras do Governo do Estado no sistema metroferroviário e atendendo normalmente a população antes da estação Bruno Covas/Mendes-Vila Natal,já entregue e ainda funcionando apenas de segunda a sexta em parte do dia.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.