Todas bilheterias do Metrô e CPTM serão fechadas até o fim do ano

Passageiros deverão utilizar os totens de auto atendimento, aplicativo TOP, o Cartão BOM ou o Bilhete Único.

Publicado: 04/10/2021

Bilheteria da estação Tucuruvi em foto de antes da pandemia. Foto: Diário dos Trilhos

O Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos, anunciou nesta segunda-feira, 04 de outubro de 2021, que fechará todas as bilheterias de estações da CPTM e do Metrô até o final de dezembro deste ano.

O processo de encerramento será iniciado na próxima semana com as estações Granja Julieta da Linha 9-Esmeralda e Belém da Linha 3-Vermelha.

Segundo o cronograma para essas duas estações, o fechamento das bilheterias será em três etapas com a ultima sendo completada em 15 de outubro, para de maneira gradual os usuários se “acostumarem” com a ausência do posto de venda do bilhete de embarque.

Veja abaixo:

●       Etapa 1 (04 a 07/10): comunicação prévia sobre o encerramento das atividades das bilheterias nas estações Belém na Linha 3-Vermelha do Metrô e Granja Julieta, na Linha 9-Esmeralda da CPTM ;
●      Etapa 2 (08 a 14/10): fechamento parcial da bilheteria com funcionamento nos horários de pico (06h às 10h e 16h às 20h);
●      Etapa 3 (a partir do 15/10): encerramento total das atividades na bilheteria.

Ana visão do governo de João Doria, serão economizados R$ 100 milhões todos os anos com as bilheterias fechadas, mas a gestão não cita o desemprego que causará, já que os trabalhadores do Metrô e CPTM, serão realocados para outros postos de trabalho, as os funcionários de empresas terceirizadas, serão despedidos.

“A digitalização dos meios de pagamento no transporte público de São Paulo tem mais um importante passo em sua consolidação. A expectativa é que todas as demais bilheterias tenham as atividades encerradas até o final de 2021. A redução de custos operacionais pode chegar a R$ 100 milhões anuais. Todos os funcionários das bilheterias serão direcionados para outras atribuições dentro das estações da CPTM e do Metrô”, explica o Governo do Estado em nota divulgada para a imprensa.

O cronograma total ainda não divulgado e que deverá ser publicado nos próximos dias, prevê que todas as estações fiquem sem bilheterias, inclusive estações de grande fluxo como Luz, Brás, Sé, entre outras.

A troca do uso de bilhetes de papel edmonson e a digitalização do sistema fazem parte de um processo iniciado ainda em 2019.

Os passageiros vão contar com a disponibilidade de comprar o QR Code nas maquinas de auto-atendimento, pelo aplicativo TOP, Bilhete Único ou Cartão Bom, como alternativas para pagar a tarifa.

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram –  https://www.instagram.com/diariodostrilhos/

Redes Sociais dos autores das matérias:
https://www.instagram.com/ricardobrmorato/
https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Um comentário

  1. Valdir Prado

    Seria otimo e representaria um grande avanço se os totens de auto atendimento funcionassem adequadamente. Varias vezes tentei comprar QRCode e apareceu a msg SEM PAPEL, Problemas com a impressão ou simplesmente debita o valor e não emite o recibo.

  2. Josy

    Sacanagem desse desgoverno paulista. Letramento digital e alfabetização ele não fornece, aí faz idosos e analfabetos digitais passarem perrengue esperando uma alma que compre o bilhete nas estações.
    Tanta coisa pra fazer e eles se preocupam com isso. Esses 100 milhões seriam facilmente arrecadados se “a corrupção não fosse uma alternativa”. Só vergonha…

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading