Com os interessados em ofertar a tecnologia, será feito testes chamados “prova de conceito” e avaliar o melhor produto para atender as necessidades na busca de saber a intensidade de chuvas e assim prever se elas podem causar problemas na operação das linhas. Publicado: 21/09/2021 A CPTM lançou nesta terça-feira, 21 de setembro de 2021, o Chamamento Público nº 0451218081 […]
Com os interessados em ofertar a tecnologia, será feito testes chamados “prova de conceito” e avaliar o melhor produto para atender as necessidades na busca de saber a intensidade de chuvas e assim prever se elas podem causar problemas na operação das linhas.
Publicado: 21/09/2021
Foto: Diário da CPTM
A CPTM lançou nesta terça-feira, 21 de setembro de 2021, o Chamamento Público nº 0451218081 que trata da realização de uma prova de conceito ou PoC (Proof of Concept) de soluções tecnológicas, de hardware e ou software para previsões climáticas com monitoramento meteorológico em tempo real.
O objetivo da companhia é com este sistema, prever de forma antecipada a intensidade das chuvas e assim saber se alagamentos ou quedas de raios podem ocorrer ao longo das linhas da empresa, o que geralmente causa alterações na operação dos trens e transtornos aos passageiros.
As propostas do chamamento público podem ser apresentadas em até 24 meses, com a PoC ocorrendo em até 60 dias, preferencialmente durante os meses de maior período de chuvas, entre Janeiro e Março.
Conforme o documento, “a previsibilidade de eventos climáticos com antecedência em tempo hábil para proporcionar maior assertividade na programação das atividades operacionais da Companhia no disparo de ações de contingências que possam evitar a interrupção da circulação dos trens.”
Como é de conhecimento dos passageiros, na época das chuvas, quedas de raios no sistema de energia ou alagamentos são mais frequentes, o que geralmente acaba por causar velocidade reduzida ou paralisação temporária, inclusive com o acionamento de ônibus do PAESE que por muitas vezes tem dificuldades de prestar o serviço devido alagamentos de ruas no entorno das estações de trem.
Entre os principais requisitos do software que será contratado, devem ser atendidos:
* Previsão do tempo detalhada; * Emissão de alertas de chuvas; * Emissão de alertas de alagamentos.
Veja abaixo a publicação no Diário Oficial do chamamento:
Foto: Reprodução Diário Oficial do Estado de São Paulo
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.