Sistema será um monotrilho de via única ligando a estação da CPTM com os Terminais 1, 2 e 3 do Aeroporto Internacional.

Publicado: 06/08/2021

Foto: Divulgação Governo do Estado de São Paulo
Foto: Divulgação

Em evento realizado na Associação Comercial de São Paulo nesta quinta-feira, 05 de agosto de 2021, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, comentou e atualizou a situação de várias ações e projetos voltados ao sistema de transporte público na Região Metropolitana do estado, entre eles, o People Mover, sistema de conexão entre a estação Aeroporto-Guarulhos da Linha 13-jade e o Aeroporto foi mencionado.

De acordo com o líder desta pasta do governo Doria, nesta semana a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) autorizou nessa semana o aditivo em que a concessionária GRU Airport, operadora do aeroporto, possa iniciar entre 60 e 90 dias, as obras do monotrilho de baixa capacidade, que será em uma via singela, ou seja, via única, mas com pontos de ultrapassagens nos terminais 1, 2 e 3, onde serão construídas estações de parada.

O secretário ainda na sua explicação aos presentes, ressaltou que não é culpa do Governo do Estado de São Paulo, o atraso nas obras ou a ausência de conexão da estação de trem com o aeroporto, pois o trem de alta capacidade de transporte de pessoas não deve chegar ao saguão do aeroporto, mas que sim chegará no futuro ao bairro do Bomsucesso, depois dos terminais de embarque e desembarque.

“Não é culpa do Governo de São Paulo [o atraso nas obras], ali é culpa e responsabilidade do aeroporto de Guarulhos que não cumpriu sua obrigação de realizar o People Mover. Porque não faz sentido nós termos um trem de altíssima capacidade de transporte chegando até dentro do saguão do aeroporto, porque lá não é o destino da linha 13. O destino da linha 13 se avançará posteriormente até o fundo do aeroporto que é o Bomsucesso, onde moram quase meio milhão de habitantes. Portanto ali será uma passagem.

O compromisso da Infraero com a concessionária GRU Airport é realizar o monotrilho aonde ele sai da estação Guarulhos da linha 13 da CPTM, passa pelo Terminal 1, hoje onde desembarca em dias normais, majoritariamente os vôos da Azul, os Terminais 2 que é o grande terminal, quase 80% da demanda diariamente onde os vôos da GOL e LATAM operam e o Terminal 3, que é o terminal internacional.

E este objeto serve ou serviria como em todos os aeroportos do mundo, em conexão aos terminais. O Terminal 3 para quem vai ao Terminal 1, ele tem que tomar o ônibus, então o People Mover é uma alternativa para que as pessoas cheguem mais rápido aos terminais e a CPTM.”


Outro ponto também tocado por Baldy, é de que o poder público poderia sim fazer a obra, mas teria que cobrar pelo transporte e isto inviabilizaria seu uso.

“Imagina, como que eu vou cobrar a tarifa de um passageiro. Para a pessoa ir de um terminal para o outro ela teria que pagar uma tarifa. Então não há coerência, não tem cabimento para a funcionalidade, de um passageiro que chega de um vôo internacional, para ir ao Terminal 2, ter que pagar uma tarifa”, disse o secretário.

Quando estiver concluído, o sistema de monotrilho leve deverá contar com 4 paradas, sendo os três terminais de embarque dos passageiros e a estação de trem, diminuindo o tempo de viagem atual realizado pelos ônibus da concessionária e levando maior conforto aos usuários.

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – https://www.instagram.com/willianmoreira_fotojornalismo/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.