ViaMobilidade vai selecionar empresas que devem elaborar o projeto funcional do novo trecho com duas estações. Publicado: 04/06/2021 A ViaMobilidade e o Governo do Estado de São Paulo anunciaram nesta quinta-feira, 3 de junho de 2021, o inicio de fato nos trabalhos de expansão para levar a Linha 5-LIlás do Metrô até o bairro do Jardim Ângela na Zona Sul. […]
ViaMobilidade vai selecionar empresas que devem elaborar o projeto funcional do novo trecho com duas estações.
Publicado: 04/06/2021
Ilustração da nova estação. Foto: Divulgação Secretaria dos Transportes Metropolitanos
A ViaMobilidade e o Governo do Estado de São Paulo anunciaram nesta quinta-feira, 3 de junho de 2021, o inicio de fato nos trabalhos de expansão para levar a Linha 5-LIlás do Metrô até o bairro do Jardim Ângela na Zona Sul.
A concessionária operadora da linha e responsável pela expansão junto com a pasta estadual pelo projeto, abriu o processo que vai selecionar uma empresa ou mais que devem criar o projeto funcional da expansão da linha, etapa vital e que antecede o início das obras de construção do novo trecho previsto para beneficiar até 130 mil pessoas.
Segundo o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy em nota divulgada para a imprensa, “estamos dando sequência a esse projeto que vai ajudar na mobilidade de tantas pessoas e que é tão esperado pela região.”
Essa nova etapa da linha contempla um pedido antigo dos moradores da Zona Sul que pediam uma ampliação do Metrô na região e que agora contará com um novo trecho de 4,3 km de extensão, duas novas estações, sendo uma a Estação Comendador Sant’Anna construída em via elevada e localizada na avenida de mesmo nome, uma região que concentra comércios, serviços e equipamentos públicos.
Já a Estação Jardim Ângela, que estará próxima ao Hospital Municipal M’Boi Mirim, será subterrânea e conectada ao terminal já existente da SPTrans e ao novo terminal de ônibus que será construído, que permitirá absorver o aumento da demanda de passageiros de ônibus com a implantação da nova estação.
Outra melhoria prevista para os moradores da região é uma nova ciclovia e o prolongamento da Avenida Carlos Caldeira Filho até a Estrada do M’Boi Mirim.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.