Já no dia 1º de junho o horário de funcionamento das atividades econômicas será ampliado. Publicado: 19/05/2021 Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira, 19 de maio de 2021, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou a prorrogação da chamada Fase de Transição para até 31 de maio, reforçando que no dia 1 de junho, haverá uma […]
Já no dia 1º de junho o horário de funcionamento das atividades econômicas será ampliado.
Publicado: 19/05/2021
Foto: Reprodução
Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta quarta-feira, 19 de maio de 2021, o governador de São Paulo, João Doria, anunciou a prorrogação da chamada Fase de Transição para até 31 de maio, reforçando que no dia 1 de junho, haverá uma ampliação das liberações aos setores da economia.
Em junho com a nova fase da pandemia o funcionamento será ampliado até as 22h, 60% de ocupação dos locais e a testagem rápida de pessoas sintomáticas também aumentará.
“A partir do dia 1º de junho, entraremos em uma nova fase do Plano São Paulo, com ampliação do horário de funcionamento das atividades econômicas até as 22h e 60% de ocupação dos locais. Vamos também iniciar um amplo programa de testagem rápida de pessoas sintomáticas nos municípios em todo o Estado de São Paulo”, afirmou Doria. “Estamos avançando, mas com cautela, com prudência e recomendando às pessoas que continuem a usar máscara, a fazer distanciamento social, a fazer uso de álcool em gel e a lavar as mãos com frequência”, completou o Governador.
Mas até 31 de maio os estabelecimentos comerciais, galerias e shoppings podem funcionar das 6h às 21h. O mesmo expediente é seguido por serviços como restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais como cinemas, teatros e museus, que ganharão uma hora adicional de operação no próximo mês.
Para chegar aos 60% de ocupação, em 24 de maio a autorização passará a ser de 40% para uma evolução gradual, ao mesmo tempo em que as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos, desde que seguidos rigorosamente todos os protocolos de higiene e distanciamento social continuam permitidas.
O toque de recolher das 21h às 5h e o escalonamento do trabalho segue valendo.
Veja abaixo a tabela que diferencia as permissões na fase vermelha, emergencial e a laranja, que vem após a Fase de Transição.
FASE VERMELHA
FASE DE TRANSIÇÃO
FASE LARANJA
Restrição de atividades com atendimento presencial
Retorno seguro e gradativo das atividades presenciais
Retomada das atividades com atendimento presencial
Toque de recolher
Toque de recolher
Regionalização das medidas
Teletrabalho para atividades administrativas
Teletrabalho para atividades administrativas
Escalonamento da entrada e saída de atividades (comércio, indústria, serviços)
Escalonamento da entrada e saída de atividades (comércio, indústria, serviços)
Regra única para todo o estado
Regra única para todo o estado
Veja abaixo os horários permitidos de funcionamento a partir de 24 de maio onde a capacidade máxima aumenta para 40% do limite:
A PARITR DE 24 DE MAIO
Atividades comerciais – atendimento presencial das 6h ás 21h
Atividades religiosas – atividades presenciais individuais e coletivas
Restaurantes e similares – atendimento presencial das 6h ás 21h
Salão de beleza e barbearia – atendimento presencial das 6h ás 21h
Atividades culturais – atendimento presencial das 6h ás 21h
Academias – atendimento presencial das 6h ás 21h
Parques estaduais e municipais podem funcionar das 6h às 18h
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.