Ataques e roubos a funcionários e seguranças da CPTM continuam em Francisco Morato

Foto: Reprodução Redes Sociais

Ações criminosas são realizadas próximo ao pátio de trens na região. Ultimo roubo envolveu uma quadrilha armada inclusive com metralhadora.

Publicado: 26/04/2021

Foto: Reprodução Redes Sociais
Incêndio em dormentes e carros durante protesto em janeiro deste ano. Foto: Reprodução Redes Sociais

Um grupo criminoso que mora próximo da estação de Francisco Morato da Linha 7-Rubi da CPTM, segue desde o início do ano atacando funcionários da empresa na região, em especial os seguranças da empresa terceirizada contratada. Assaltos, ameaças de morte e agressões vem se tornando rotina na região.

Sem um motivo oficialmente declarado, é de conhecimento tanto da companhia, como da Prefeitura de Francisco Morato que o fechamento de uma PN (Passagem em Nível) perto da antiga estação provisória foi a causa que “motivou” os marginais a agir contra os trabalhadores da empresa na região.

O ultimo caso aconteceu em 19 de abril, semana passada durante a madrugada. Na ocasião, oito homens armados, um deles com uma metralhadora, renderam dois vigilantes da empresa contratada e um porteiro (funcionário da CPTM) para roubar fios de cobre e os objetos pessoais das vítimas. Os criminosos amarraram, amordaçaram e bateram nos trabalhadores durante o roubo.

Em outras “oportunidades” os bandidos roubam celulares, fazem ameaças e tentam intimidar, além de chegarem ao ponto de tentar descarrilar um trem na região.

No episódio do trem, também durante a noite, um dormente foi colocado nos trilhos e só não houve um acidente grave porque o maquinista notou a presença do objeto obstruindo a passagem e parando pouco antes de se chocar com o dormente, um grande pedaço de madeira.

Não muito distante desta região, próximo ao túnel de Botujuru uma verdadeira boca de fumo com usuários de drogas e traficantes funciona ali, sempre com pessoas transitando pela via e as vezes acontecendo casos de furtos de cabos de sinalização ou energia, o que certamente prejudica o atendimento pelo serviço de trens e aumenta o risco de mortes no local.

Em ambos os locais são na maioria das vezes designados para ir ao local somente os seguranças da empresa contratada, que em menor número e desarmados, nada podem fazer para impedir ações deste tipo.

O uso dos AS (Agentes de Segurança da CPTM) conhecido como PFs ou Policiais Ferroviários e da própria Polícia Militar por meio do programa DEJEM, realizado nas estações não é feito. No caso dos Policiais Ferroviários eles acabam por empurrar o seu trabalho para estes vigilantes, ameaçando punir quem se recusar a ir nestes locais com descontos de salário (dia na folha de pagamento) por “falta” e até de demissão. Inclusive isto aconteceu com os vigilantes roubados e agredidos no dia 19.

Ainda é de lembrança de muitos o episódio que aconteceu em 3 de janeiro, quando um trem foi apedrejado, dois carros queimados e fogo colocado nos trilhos, interrompendo o atendimento por pelo menos quatro horas. O motivo na época já era o fechamento da PN perto da subestação de energia elétrica.

Saiba mais: https://diariodostrilhos.com/2021/01/04/linha-7-rubi-opera-normalmente-apos-protestos-no-domingo-a-noite/

Quando houve o fechamento da passagem,  a CPTM através de nota disse sobre a passagem de nível, que ela foi fechada para maior segurança de pedestres, funcionários e Passageiro da companhia, o que de fato é verdade, pois a cerca de 100 metros tem a passarela do terminal que da acesso ao outro lado.

“A passagem de nível foi desativada em 28/12 para oferecer mais segurança aos pedestres, passageiros e colaboradores da companhia. A travessia para o outro lado da via se dá pela passarela da Prefeitura, mais segura, que funciona 24 horas e é totalmente acessível – com elevadores e escadas rolantes.”

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – http://www.instagram.com/diariodacptm



Um comentário

  1. João Carlos Silveira Souza

    NOSSA MANIFESTAÇÃO NÃO É PARTIDÁRIA, JAMAIS CRITICAR À QUALQUER QUE SEJA, SIM REENVIDICAR NOSSOS DIREITOS CONSTITUCIONAIS E O DECRETO IMPERIAL N°641( PLENO VIGOR ). COMO INVESTIR EM FERROVIAS, SEM QUE HAJA ESTRUTURA GARANTIA NO TRANSPORTE DE NOSSAS RIQUEZAS. PARA TAL, COMEÇA COM UMA POLÍCIA ESPECIALIZADA EM FERROVIAS, PREPARADAS PARA ATUAR, EM QUALQUER SINISTROS QUE OCORRA NO TRANSPORTE. ÀS CONCESSIONÁRIAS PODEM INVESTIR NA CONSTRUÇÃO DE NOVOS TRECHOS FERROVIÁRIOS, MAS O PATRIMÔNIO SEMPRE SERÁ DA UNIÃO. NEM TODOS SÃO À FAVOR DO INVESTIMENTO NAS FERROVIAS, MUITAS SABOTAGENS PODEM OCORRER, VANDALISMOS, CONTRABANDOS, TRANSPORTE DE ARMAS, DROGAS, FRONTEIRAS DESGUARNECIDAS E OUTROS. DE ACORDO COM À CONSTITUIÇÃO FEDERAL, SÓ À POLÍCIA FERROVIÁRIA FEDERAL, PODE ATUAR NAS FERROVIAS DO BRASIL. OS RECURSOS PODEM VIR DAS CONCESSIONÁRIAS, QUE JÁ LUCRAM BARBARIDADE, SEM ÔNUS PARA GOVERNO, SEM PACTO AO COFRES DA UNIÃO. COMO SE PODE DIZER, QUE NÃO HÁ INTERESSE? SE DEVE ESPERAR QUE OS SINISTROS OCORRAM, POIS JÁ VEM OCORRENDO FREQUENTEMENTE NAS FERROVIAS EM TODO BRASIL. CONTINUAREMOS LUTANDO, ATÉ O ÚLTIMO POLICIAL FERROVIÁRIO FEDERAL. ATÉ QUE JUDICIÁRIO, LEGISLATIVO, EXECUTIVO, ABRÃO SEUS OLHOS E RECONHECAM NOSSOS DIREITOS CONSTITUCIONAIS. NÃO É CRIAÇÃO DE UMA NOVA POLÍCIA, POIS JÁ FOI CRIADA POR DECRETO IMPERIAL N°641, SIM À REGULAMENTAÇÃO DA MAIS ANTIGA POLÍCIA DO BRASIL.

  2. Leo Cordeiro da silva

    Boa noite não pode dar moleza para esses usuários de drogas e nem para o traficantes

  3. GILSON GUALBERTO FERREIRA

    Se não estruturar o mais rápido possível, a polícia Ferroviária Federal, vai ter problemas cada dia mais.
    E se as ferrovias de passageiros e transporte de cargas, não voltarem ao governo federal, o estado vai acabar com as ferrovias. Infelizmente……
    Estruturação já ART. 144 inciso ||| Constituição Federal de 88.

  4. Antonio palacio

    A então é mais um capítulo, do mal que vence o bem . Ninguém faz nada, deixa como esta é tudo segue normalmente.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading