Segundo o governo já é possível notar uma redução na velocidade do crescimento de internações em leitos de UTI, entretanto não houve a diminuição de ocupações, ou seja, mais pessoas ainda estão sendo internadas do que outras recebendo alta. Com a prorrogação da Fase Emergencial a pasta estadual espera abaixar este índice.

Publicado: 26/03/2021 – Atualizado às 13h50

Foto: Reprodução

Em coletiva de imprensa realizada na tarde desta sexta-feira, 26 de março de 2021, o vice-governador, Rodrigo Garcia, anunciou a prorrogação da Fase Emergencial do Plano São Paulo em todo o estado para até 11 de abril.

Também foi anunciado novas medias nesta fase, com a ampliação das blitz para coibir festas ilegais, fiscalização dos protocolos sanitários, criação de barreiras sanitárias e a suspensão da operação descida nas rodovias que vão para a Baixada Santista.

“Em virtude dos números da pandemia e da insistência do crescimento da pandemia, apesar de todas as medidas adotadas, o Governo de São Paulo prorroga até o dia 11 de abril a fase emergencial”, afirmou o Vice-Governador e Secretário de Governo Rodrigo Garcia.

Segundo Paulo Menezes do Centro de Contingência, o crescimento na velocidade de internações diminuiu na Fase Emergencial, passando a aumentar 2,2% por dia, entretanto mesmo mostrando um resultado positivo da medida, ainda é necessária a prorrogação para zerar este crescimento e assim desocupar mais leitos do que internar novos pacientes.

“Nós esperamos, acreditamos que ao longo desse período vamos começar a observar uma redução progressiva no número de casos graves, consequentes tanto dessas medidas, como também do efeito protetor de toda a vacinação”
, disse Paulo Menezes.

Foto: Reprodução

Dados divulgados nas últimas 24 horas listam 1.193 mortes devido a covid-19 no estado de São Paulo.

Veja abaixo como fica o funcionamento dos setores nesta fase e em especial uma regra específica válida para a capital direcionada ao setor de comercio de alimentos como feiras livres e sacolões.

* Escritórios em geral e atividades administrativas – Obrigatoriedade do trabalho em home office;
* Comércio de materiais de construção – o funcionamento está proibido nesta fase de forma presencial, mas ficam liberados os serviços de retirada por clientes com veículo (drive-thru) e entrega a domicílio (delivery);
* Comércio em geral – Somente entrega (delivery) e retirada por automóvel (drive-thru), com a proibição de retirada de produtos no local;
* Repartições públicas – Somente trabalho home office;
* Restaurantes, bares e padarias – Atendimento apenas por delivery e drive-thru, com a proibição de retirada de produtos no local. Mercearias e padarias podem funcionar como supermercados, mas o consumo no local está proibido;
* Transporte coletivo – A recomendação do Centro de Contingência da Covid-19 que seja efetuado o escalonamento do trabalho para evitar que todos utilizem o transporte público no mesmo horário. Desta forma a orientação diz que a indústria deve ter a entrada entre 5h e 7h, já o setor de serviços entre 7h e 9h e o comércio geral das 9h às 11h;
* Educação pública e privada – Foi determinado um recesso das atividades na rede estadual de ensino por 15 dias e recomendado a mesma medida para o ensino municipal e privado (particular);
* Comércio de produtos eletrônicos – Atendimento somente por delivery e drive-thru, com a proibição da retirada de produtos no local;
* Serviços de tecnologia da informação – Obrigatoriedade do trabalho por home office;
* Supermercados – É recomendado o escalonamento de trabalho para seus funcionários utilizarem o transporte público entre 9h e 11h;
* Hotelaria – Proibido o funcionamento de bares, restaurantes e áreas comuns dos hotéis, mas o consumo de alimentos nos quartos é permitido.
* Esportes – Atividades esportivas profissionais e amadoras estão suspensas;
* Telecomunicações – Trabalho por home office obrigatório para os trabalhadores do setor de telecomunicações;
* Atividades religiosas – Proibido a realização de atividades coletivas como missas e cultos, mas é permitido a sua abertura e a manifestação individual de fé.

Foto: Divulgação Governo do Estado de São Paulo
Foto: Divulgação Governo do Estado de São Paulo

REGRAS ESPECIAIS PARA FEIRAS LIVRES E DERIVADOS NA CAPITAL

A Portaria 003/21 de 13 de março divulgada no Diário Oficial da cidade de São Paulo, trouxe uma padronização da restrição de funcionamento a ser aplicada durante a Fase Emergencial aplicada para Mercados, Sacolões, Centrais de Abastecimento e Feiras Livres.

Para mercados, sacolões e centrais de abastecimento ficam proibidos o atendimento presencial ao público, inclusive a retirada pelo “pague e leve”, mas liberado o atendimento por delivery e drive-thru para venda de café, casa de suco, choperia, lanchonetes, lanchonetes típicas, padaria, pastelarias, restaurantes, restaurantes de comidas típicas, artigos religiosos, bazar, armarinhos, papelarias, utilidades domésticas e tabacarias.

Nas feiras livres as barracas que vendem agua de coco, caldo de cana, outras bebidas e pasteis fica proibido o consumo no local, mas a venda vida delivery e drive-thru estão permitidos.

Ainda na manhã desta sexta (26), desta vez pelo governador João Doria, foi anunciada a criação de uma nova vacina contra o coronavírus, a ButanVac.

Saiba mais: https://diariodostrilhos.com/2021/03/26/governo-de-sao-paulo-anuncia-a-vacina-butanvac/

Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)

Nossas redes sociais
Facebook – http://www.facebook.com/oficialdiariodacptm
Twitter – http://www.twitter.com/DiariodaCPTM
Instagram – http://www.instagram.com/diariodacptm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.