Medida foi anunciada pelo Governo do Estado dois dias depois de criar o chamado “Toque de Restrição”. Publicado: 26/02/2021 Exatamente um ano após identificar oficialmente o primeiro caso do vírus da covid-19 no Brasil, o Governo do Estado de São Paulo anuncia novamente medidas restritivas para a região do estado com maior concentração de pessoas, passando as regiões de Sorocaba […]
Medida foi anunciada pelo Governo do Estado dois dias depois de criar o chamado “Toque de Restrição”.
Publicado: 26/02/2021
Foto: Reprodução
Exatamente um ano após identificar oficialmente o primeiro caso do vírus da covid-19 no Brasil, o Governo do Estado de São Paulo anuncia novamente medidas restritivas para a região do estado com maior concentração de pessoas, passando as regiões de Sorocaba e cidades da Grande São Paulo e capital para a Fase Laranja do Plano São Paulo.
Além destas regiões, Campinas e Registro passam para a fase laranja e Ribeirão Preto e e Marília voltam para a fase vermelha. Unica região que avançou é a de Piracicaba que se junta ao litoral paulista na fase amarela.
Nesta sexta (26) também foi publicado o Decreto Estadual nº 65.540 que autoriza a Polícia Militar e Civil a fiscalizar aglomerações, aplicar multas, apreender veículos e fechar estabelecimentos que estejam descumprindo as regras do Plano São Paulo “sempre que constatar reunião de pessoas capaz de aumentar a disseminação da covid-19”, cita parte do documento.
O coordenador executivo do Centro de Contingência, João Gabbardo, em sua fala disse que as pessoas que desrespeitam as medidas restritivas e uso como exemplo aglomerações no carnaval e festas do fim de ano, deveriam ser punidas com multas e serviços comunitários em hospitais por uma semana para ver a rotina de quem trabalha cuidando de pacientes infectados com o coronavírus.
Veja abaixo como fica o funcionamento dos estabelecimentos nas fases laranja e amarela:
FASE LARANJA
FASE AMARELA
Atividades permitidas para todos os setores
Atividades permitidas para todos os setores
Capacidade de 40% de ocupação máxima
Capacidade de 40% de ocupação máxima
Funcionamento de até 8 horas por dia
Funcionamento de até 10 horas por dia
Parques estaduais abertos
Parques estaduais abertos
Proibição de atendimento presencial em bares
Restrição de atendimento presencial até às 20 horas em bares
Restrição de atendimento presencial até às 20 horas em todos os estabelecimentos
Restrição de atendimento presencial até às 22 horas em todos os demais estabelecimentos
VACINAÇÃO
Foi também anunciado a antecipação da vacinação para idosos com idades entre 80 a 85 anos a partir deste sábado, 27 de fevereiro e em 3 de março será iniciada a vacinação para quem tem idades entre 77 a 79 anos, segundo Doria.
Foto: Diário dos Trilhos
Apesar dessas novas medidas, mesmo com o toque de recolher/restrição das 23h às 5h, não foi mencionado em relação ao funcionamento dos ônibus da capital, Metrô e CPTM, alterações no seu horário de funcionamento.
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.