Segundo Doria serão 30 mil vagas em março e outras 70 mil a partir de maio.

Publicado: 22/02/2021

Foto: Reprodução

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021, o lançamento de um novo programa de vagas de emprego durante a pandemia, o “Bolsa Emprego” com 100 mil vagas para este ano. O programa será dividido em duas etapas sendo uma o Via Rápida e outra o Bolsa Trabalho.

VIA RÁPIDA

A primeira iniciada em março através do programa Via Rápida, irá disponibilizar 30 mil vagas de qualificação profissional com a bolsa-auxílio no valor de R$ 210 válidos para quem estiver em cursos de 60 a 160 horas do SP Tech e SP Criativo até o fim do ano.

Paga depois de dez dias de aula, o objetivo é evitar que estes alunos desistam dos cursos por questões de alimentação e deslocamento, por isto essa quantia pode ser revertida na compra de alimentos ou no pagamento de tarifas no transporte público.

São 29 unidades móveis ou espaços oferecidos pelo Centro Paula Souza, Senac e prefeituras para cursos em 10 diferentes áreas de atuação profissional. Já as aulas remotas (online) serão ao vivo pela plataforma Microsoft Teams ou Google Meet.

Para ter direito a bolsa-auxílio, o estudante deve ser maior de 16 anos, estar desempregado e morar no Estado de São Paulo, não sendo beneficiário do seguro-desemprego e manter a freqüência no curso.

As inscrições começam na primeira semana de março e mais informações podem ser consultadas no site http://www.cursosviarapida.sp.gov.br.

BOLSA TRABALHO

Com o restante das 70 mil vagas, o Bolsa-Trabalho será o novo programa que também é conhecido como Frente de Trabalho e será reformulado com o seu projeto sendo apresentado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) nesta sexta (26), com as mudanças como aumento do auxílio para R$ 450, a possibilidade de órgãos públicos (como prefeituras) ampliarem as bolsas, qualificação profissional online e inclusão de novos serviços de trabalho.

Entre as diversas oportunidades de trabalho, estão a possibilidade da contratação de mães e pais para atuar em escolas na retomada das aulas, apoiando este retorno.

Com prazo de até cinco meses de benefício, os bolsistas vão em paralelo ao trabalho, participar de cursos de qualificação profissional online ministrados pelo Centro Paula Souza e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), voltados para áreas de atendimento, vendas e gestão e terão duração de pelo menos 60 horas.

O Bolsa Trabalho tem previsão para entrar em vigor no dia 1º de maio.



1 comentário »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.