Atividades econômicas que fecharam no final de semana passado, tiveram seu funcionamento liberado seguindo as medidas expressas na fase laranja. A ação não se aplica para cidades na fase vermelha. Publicado: 03/02/2021 Em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021, o Governo do Estado de São Paulo anunciou a alteração nas medidas de enfretamento a […]
Atividades econômicas que fecharam no final de semana passado, tiveram seu funcionamento liberado seguindo as medidas expressas na fase laranja. A ação não se aplica para cidades na fase vermelha. Publicado: 03/02/2021
Em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021, o Governo do Estado de São Paulo anunciou a alteração nas medidas de enfretamento a covid-19, válida para as atividades econômicas como comércio, bares, shoppings e restaurantes.
A partir do próximo sábado (6) estes setores podem novamente abrir as portas e funcionar de acordo com a classificação de sua cidade no Plano São Paulo, que atualmente só tem municípios nas fases vermelha e laranja.
“Tivemos, felizmente, queda no número de internações tanto em leitos primários como os de UTI, o que nos permite suspender a decisão de fechamento de atividades econômicas já neste final de semana”. A redução de hospitalizações por COVID-19 foi de 11%. “Isto, porém, não deve compreender falta de cuidado e de atenção para que as pessoas estejam protegidas, assim como funcionários dos estabelecimentos”, reforçou Doria.
A nova determinação beneficia municípios da Grande São Paulo e das regiões de Araçatuba, Araraquara, Baixada Santista, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, São João da Boa Vista e São José do Rio Preto e Sorocaba. Mas é preciso as academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, concessionárias, escritórios que podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade, com início às 6h e encerramento às 20h, fiquem atentos as medidas. Os parques também estão liberados nesta fase. O consumo local em bares está totalmente proibido.
A gestão Doria também anunciou um aporte financeiro através do Banco do Povo e Banco Desenvolve SP, um aporte de 125 milhões de reais destinados a empresas de turismo, eventos e gastronomia, seriamente afetados pela pandemia. Além disto também foi determinado a suspensão de cortes no fornecimento de gás encanado e água (SABESP) para empresas inadimplentes, além da suspensão de dívidas com o poder público por um período.
Outro tema importante abordado foi o início da vacinação para idosos com idade superior a 90 anos na próxima segunda-feira, 8, em cinco pontos diferentes da cidade (ver imagem abaixo).
Foto: Divulgação Governo do Estado de São Paulo
Quer receber nossos textos assim que publicados? Acesse nosso grupo no Telegram (https://t.me/diariodacptm)
Jornalista do transporte sobre trilhos e repórter fotográfico profissional. Adm do Diário da CPTM desde 2013. Paulistano com orgulho e usuário dos trens do Metrô e CPTM.