Justiça determina volta da gratuidade no transporte para maiores de 60 anos

Foto: Diário dos Trilhos

Decisão suspende decreto estadual que fixava a idade mínima de 65 anos para ter direito ao benefício

Publicado: 07/01/2021

A 3ª Vara da Fazenda Pública da Capital concedeu liminar judicial que determina a volta ao direito de gratuidade no transporte público para idosos a partir de 60 anos de idade, anulando os efeitos de decreto estadual sobre o tema.

O pedido foi feito pelo Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos que considerou uma medida prejudicial para este grupo de pessoas que possuem entre 60 a 64 anos e agora podem novamente utilizar os trens do Metrô, CPTM e ônibus intermunicipais da EMTU sem pagar a tarifa.

Na decisão, o juiz Luis Manuel Fonseca Pires disse que o governo “extrapola sua atribuição na medida em que retira comando expresso na legislação ordinária”. “Não pode o Poder Executivo utilizar-se de atribuição afeta ao Poder Legislativo sob pena de afrontar o princípio da tripartição dos poderes, previsto no artigo 2º da Constituição Federal”, ao se referir que a gestão de João Doria publicou um decreto que revogava outro, alterando a idade mínima.

A decisão cabe recurso pelo Governo do Estado, mas até nova orientação a respeito da gratuidade, o direito volta a ser como antes da mudança.

Entretanto para os ônibus da capital paulista, o mínimo de 65 anos segue mantido.

Um comentário

  1. Maria Ap de O Silva

    Ridículo essa atitude de Bruno Covas, direito adquirido não se tira.

  2. João Antônio

    Muito obrigado a esse excelentíssimo Juiz pelo dom da caridade e por amar ao próximo, muitos idosos não tem uma renda mínima não pode pegar uma passagem, teria que ficar o tempo todo confinado dentro de casa, obrigado Deus abençoe!

  3. Tereza de Almeida Silva

    Isso é um absurdo, prefeito.

  4. Vanderval Valentim

    Graças a Deus que acolhe os pobres temos a Justiça..Parabens ao excelentíssimo Juiz que fez justiça em favor da população que tanto trabalhou pra Cidade .
    Esse Governador e prefeito Mecretefe , João Doria e Bruno , eu não votei em nenhum deles .
    Banana , banana e banana pra vcs

  5. luiz avelino.lima tuy

    Esse é um juiz de primeira qualidade

  6. […] Ação ocorre um dia após a justiça definir a mesma medida para EMTU, Metrô e CPTM.Publicado: 08/01/2021A 10ª Vara da Fazenda Pública do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) por meio do juiz Otavio Tioiti Tokuda, determinou em liminar nesta sexta-feira, 8 de janeiro de 2021, que a Prefeitura de São Paulo volte a conceder a gratuidade nos ônibus para idosos com idades entre 60 e 64 anos.A justiça atendeu o pedido de uma moradora da cidade que em sua ação alegou ofensa à moralidade administrativa com a nova lei municipal que tratava do Passe Livre para os idosos.No entendimento do magistrado, o pedido da cidadã tem procedência pois a Câmara dos Vereadores decide sobre IPTU e outros assuntos, sem pertinência para decidir sobre o transporte público e direito dos idosos.Com a determinação para a Prefeitura de São Paulo, todos idosos entre 60 e 64 anos tem o direito ao uso gratuito, assim como definido ontem também pela Justiça, mas tratando de EMTU< Metrô e CPTM.Saiba mais: https://diariodostrilhos.com/2021/01/07/justica-determina-volta-da-gratuidade-no-transporte-para-mai&#8230; […]

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading