Modernização das vias e derivados pela RUMO Logística vai beneficiar 72 municipios.

Publicado: 19/10/2020

Foto: Reprodução

O Governador João Doria anunciou em coletiva de imprensa na tarde da segunda-feira, 19 de outubro o investimento da iniciativa privada na ordem de R$ 6 bilhões no sistema de ferrovias do estado de São Paulo.

Este anuncio que faz parte da primeira ação do Plano de Retomada 21/22 da economia, será feito pela empresa RUMO Logística, a maior empresa do setor de transporte de carga por trilhos da América Latina.

O valor será investido na modernização de todo o sistema, como  duplicações e reativações de trechos, ampliação de pátios, modernização da via e melhora na mobilidade nas cidades cortadas pela ferrovia (contornos ferroviários, viadutos, passarelas), eliminando zonas de conflito entre a ferrovia e 32 cidades por onde ela passa, entre elas Campinas, Catanduva, Cubatão, Limeira, São Carlos, São José do Rio Preto e Votuporanga.

“É a maior ampliação do transporte ferroviário do estado de São Paulo dos últimos 50 anos e é o primeiro grande anúncio do plano de retomada da economia 21/22. Estão previstas duplicações, reativações de trechos inativos, ampliação de pátios e modernização total da ferrovia”, disse Doria. “Esta ação solidifica a posição do estado de São Paulo como principal corredor de exportação do agronegócio brasileiro, levando desenvolvimento e geração de emprego e renda para o estado de São Paulo e, obviamente, gerando benefício concreto para todo o país”, disse o Governador.

A estimativa é de um benefício direto a 5 milhões de pessoas e a geração de 134 mil empregos e a possibilidade de dobrar a quantidade transportada de 35 para 70 toneladas, recebendo insumos do agronegócio também da região Centro-Oeste.

Veja abaixo os principais pontos de ações no sistema a serem feitos pela RUMO.

1) Ampliação e implantação de pátios de cruzamento entre Rubinéia e Itirapina
2) Duplicação de trechos entre Itirapina, Boa Vista Velha e Perequê, passando por municípios como Sumaré, Limeira, Rio Claro e Americana
3) Retirada de oficina de manutenção da área urbana de Araraquara
4) Retirada de oficina de manutenção da área urbana de Rio Claro
5) Contorno ferroviário atendendo os municípios de Mirassol, São José do Rio Preto e Cedral. O contorno ferroviário que ficará a 10 km da área central de São José do Rio Preto. Serão feitas 25 obras de artes (5 pontes e 20 viadutos ferroviários)
6) Contorno ferroviário em Catanduva: serão cerca de 18 km de trilhos e um novo pátio
7) Reativação do ramal ferroviário Colômbia-Pradópolis (158,6 km), que passa por entroncamentos logísticos em Bebedouro e Barretos
8) Reativação do ramal ferroviário Panorama-Bauru (369,1 km), que atravessa cidades importantes como Bauru e Dracena
9) Passarelas, viadutos e pontes (rodoviárias e/ou ferroviárias) em várias cidades paulistas

1 comentário »

  1. … a LINHA TRONCO DA ALTA SOROCABANA (São Paulo, São Roque, Mairinque, Sorocaba, Botucatu, Assis, Presidente Prudente, Presidente Epitácio), assim como o Ramal do Litoral Sul e Vale do Ribeira (São Vicente “Samarita”, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Itariri, Pedro de Toledo, Miracatu, Juquiá, Cajati), bem como o trecho final do Ramal de Jurubatuba (Varginha, Parelheiros, Colônia Paulista, Evangelista de Souza), que estão parcialmente operacional “Tronco Alta Sorocabana” e totalmente abandonados “Ramal do Litoral Sul e trecho final do Jurubatuba”, LHES MANDAM LEMBRANÇAS, CARO GES$$$TOR.

    Os investimentos mencionados nas linhas citadas, já estavam previstos, por conta da RENOVAÇÃO ANTECIPADA DA CONCESSÃO, JUNTO A “UNIÃO”.

    “PEGANDO CARONA NESSE TREM, CARO GE$$$TOR?!…”

    ME ENGANA, QUE EU GOSTO. 😉

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.