Bilhete Único do Estudante já pode ser pedido novamente

Solicitação poderá ser feita no site da SPTrans e o novo cartão será entregue em casa.

Publicado: 21/09/2020

Ônibus da capital paulista. Foto: Diário dos Trilhos

A SPTrans anunciou na segunda-feira 21 de setembro, a retomada dos pedidos para conceder a estudantes, o  Bilhete Único.

Inicialmente a cota só será liberada aos estudantes de níveis e cursos que tenham autorização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para retomada de aulas presenciais.

Os estudantes do ensino superior que tiverem as aulas presenciais retomadas a partir de 07 de outubro de 2020 e realizarem o pedido, vão receber o cartão em casa. Esta possibilidade é resultado de parceria entre a SPTrans, União Nacional dos Estudantes (UNE) e com a União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (UMES), evitando assim o deslocamento dos beneficiados até um posto de atendimento.

Já para alunos de outros níveis de ensino como o médio e fundamental que também tem direito, devem segundo recomendações fazer o pedido do novo cartão somente após os órgãos de saúde autorizarem o retorno das respectivas aulas.

A Prefeitura de São Paulo com base no último inquérito sorológico ainda não liberou o retorno de aulas presenciais, a não ser de cursos de ensino superior.

O processo de pedido e recebimento do Bilhete Único do Estudante será feito pelo site )http://sptrans.documentodoestudante.com.br), o solicitante deve preencher o cadastro com os dados pessoais e realizar o pagamento de R$ 44 correspondente a valor equivalente de dez tarifas, mais o custo do envio. Depois da confirmação do pagamento e envio das informações, a entrega será feita em até 5 dias úteis.

O pagamento pode ser realizado via boleto bancário ou cartão de crédito. Depois é só enviar um documento de identidade com foto (RG, CNH ou RNE) e  foto também pelo site da SPTrans (http://sptrans.documentodoestudante.com.br), cadastrar o endereço no qual quer receber o cartão e aguardar a liberação dos dados. A SPTrans pede que a foto seja recente e os dados sejam mantidos atualizados.

É importante ressaltar que ao fazer o pedido de um novo cartão, caso o estudante já tiver outro cadastrado, este será automaticamente cancelado, uma vez que não é permitido dois cartões ou mais por pessoa e o saldo que existir neste cartão será transferido para o novo em até 72 horas. O novo cartão deverá ser desbloqueado no site da SPTrans.

Veja abaixo o passo a passo::

A solicitação da 1ª via do Bilhete Único Estudante também pode ser feita pelo site da SPTrans ou nos canais de atendimento on-line. Porém a instituição de ensino do estudante deverá ter enviado os dados de matrícula do aluno. A consulta se a matrícula já foi enviada pode ser feita no site: http://www.sptrans.com.br/estudante.

Após a confirmação dos dados, o boleto é gerado no site da SPTrans e o pagamento pode ser feito na rede bancária ou lotéricas. O valor para revalidação é de sete tarifas básicas vigentes (R$ 30,80).

Não é necessário imprimir o boleto, basta o número do código de barras para fazer o pagamento. Outra opção é o pagamento do valor de revalidação diretamente pelos aplicativos: Ponto Certo, Qiwi, Cittamobi e Banco do Brasil (para quem possuir conta no banco).

Após a compensação bancária, que pode levar até três dias úteis, o cartão é revalidado. Para recarregá-lo, encoste nas máquinas de autoatendimento localizadas nos Postos e estações de Metrô.

Um comentário

  1. Telma Regina

    Como assim pagar novamente sendo que quem pagou no começo do ano não usou nem seguer um mês, prefeitura tem que repassar as cotas gratuitas .

  2. Francisco

    a empresa já desconta 6% do trabalhador na folha de pagamento do trabalhador aí a empresa compra o vale transporte no valor de 251.16a SPTrans desse 22.36 repassar para o trabalhador o valor de 22.80 só que quando vc passa o bilhete no validador de vezes de combra 4.40 está confirmado 4.83 só cobrando esse valor de 4.83 só vai dá para até o dia 27 do mês e aí o trabalhador vai pagar o restante dos dias do boso tem que alguém fasa alguma coisa por os trabalhadores.

  3. Daniel

    É bom saber sobre esses serviços. Talvez seja útil implementar algum software de monitoramento confiável como o bruno espião? Acho que muitos pais ficariam mais confiantes com isso. Principalmente se tiverem filhos menores que viajam em transportes públicos.

  4. alecsnedelkoff

    Já paguei e não usei. Não podem cobrar novamente por um bilhete que já tenho, basta desbloquear o uso para meia passagem.

  5. Kamilly nunes rodrigues

    Eu paguei a taxa do bilhete unico de estudante igual a todos os anos ,usei apenas um mês e cancelaram a cota por causa da pandemia ,agv temos que pagar de novo ,como assim isso precisa ser repensado

  6. Emilly juste

    Como assim paga novamente a taxa ? Já paguei a do começo do ano ,e mal usei o cartão ,fora que eu fiz o pedido do passe livre e foi aprovado antes dessa pandemia ,e não consigo ter acesso as informações

  7. Leitor indignado

    Prefeitura metendo a mão no bolso do estudante e roubando na cara dura! Os estudantes já haviam pago a tarifa no início do ano e usufruído do bilhete apenas três meses, quando em março as atividades foram paralisadas. Agora a prefeitura exige pagamento da tarifa novamente? Ainda estamos em 2020, a primeira tarfa ainda deveria estar válida até 31/12. Essa é a gestão do “coitadinho” do Bruno Covas que quer se eleger prefeito.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading