Funcionário da ViaMobilidade conversando com passageiros

Período foi marcado por obras de melhorias promovidas pela concessionária e pelo transporte de mais de 144 milhões de passageiros no último ano

Com integração à malha ferroviária e a terminais de ônibus, a Linha 5-Lilás funciona como um dos principais corredores de transporte coletivo na zona sul da cidade, ligando bairros populosos ao centro expandido de forma rápida e eficiente. Além disso, passa por áreas movimentadas, com complexos hospitalares, centros empresariais e polos comerciais. Em 4 de agosto de 2018, a linha passou a ser operada pela ViaMobilidade, por meio de contrato de concessão de 20 anos.

Assim como nos primeiros 12 meses, a equipe de 1,1 mil colaboradores da concessionária trabalhou no último ano para transportar de forma rápida e segura mais de 144 milhões de passageiros. Foram realizadas 199 mil viagens, uma média de 545 por dia.

Durante esse período, a concessionária também promoveu uma série de obras de melhorias e requalificação. Entre as principais, estão as adequações nos acessos e interiores das estações Capão Redondo e Campo Limpo, com o objetivo de facilitar o fluxo de passageiros e modernização do Centro de Controle Operacional (CCO). Além disso, a concessionária já iniciou as obras de requalificação da Estação Santo Amaro e do Pátio Guido Caloi.

Outras áreas também se destacaram pelos serviços prestados nos últimos 12 meses. Confira alguns números:

• 31 mil ações de manutenção corretiva, preventiva e de melhoria foram executadas;
• Na área de Engenharia, foram analisadas 25 mil notas de manutenção; 65 estudos realizados; 59 projetos implantados;
• O setor de Sustentabilidade promoveu 34 exposições e 102 ações de engajamento com impacto direto em mais de 51 mil pessoas; destas, 5,2 mil passageiros foram vacinados;
• 1.748 objetos foram devolvidos aos donos pela Central de Achados e Perdidos, localizada na Estação Adolfo Pinheiro. Foram mais de 10 mil objetos recebidos pelo setor ao longo do último ano;
• 9.666 manifestações e 194 sugestões foram recebidas pela Central de Atendimento. Um exemplo de sugestão que está virando realidade na Linha 5-Lilás são os coletores de pilhas e baterias, em fase de implantação em todas as estações. As estações Santa Cruz, Santo Amaro e Largo Treze já contam com o serviço;

Vale lembrar que, em agosto de 2018, o trecho operacional era compreendido por 10 estações de Capão Redondo a Moema, com 16,3 km de extensão e 16 trens em circulação. A Linha transportava 320 mil passageiros por dia útil. Atualmente, a linha tem 20,1 km de extensão e chegou a transportar 600 mil passageiros por dia útil nas suas 17 estações, acréscimo de 90% em relação a 2018, quando a concessionária assumiu. Para atender essa demanda, atualmente estão em circulação 24 trens.

“A ViaMobilidade investe continuamente em melhorias para aumentar o conforto e segurança dos passageiros. Nossos colaboradores estão comprometidos em impactar positivamente a qualidade de vida de milhares de pessoas e contribuir para a mobilidade urbana em São Paulo”, afirma Francisco Pierrini, diretor-presidente da ViaMobilidade.

Mais informações sobre a Linha 5-Lilás:

Concessão – Em janeiro de 2018, o Governo do Estado de São Paulo outorgou à ViaMobilidade a concessão das linhas 5-Lilás de metrô e 17-Ouro de monotrilho. Colaboradores da concessionária realizaram treinamentos técnicos, de campo e de operação supervisionada pelo Metrô e, a partir de 4 de agosto de 2018, a ViaMobilidade assumiu a operação completa da linha.

A concessão, que tem validade pelos próximos 20 anos, contados a partir 4 de agosto, contempla investimentos de mais de R$ 3 bilhões em manutenção, conservação, melhorias, requalificação, adequação e expansão das linhas ao longo do contrato.

Estações – A Linha 5-Lilás conta com 17 estações em operação: Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro, Largo Treze, Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin, Campo Belo, Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin.

Integração – Pela Linha 5-Lilás, o passageiro pode fazer conexões com a Linha 9-Esmeralda da CPTM na Estação Santo Amaro, com a Linha 1-Azul de metrô na Estação Santa Cruz e com a Linha 2-Verde de metrô na Estação Chácara Klabin. Quando completa, as transferências poderão ser feitas com a Linha 17-Ouro de monotrilho na Estação Campo Belo.

Achados e Perdidos – O setor fica localizado na Estação Adolfo Pinheiro (rua av. Adolfo Pinheiro, 301). Em função do decreto da pandemia, o atendimento presencial está sendo realizado somente às segundas e quintas-feiras, das 9h às 12h. Nos demais dias e horários, para maior proteção de todos, informe-se sobre objetos achados ou perdidos na Sala de Atendimento ao Público da estação de sua escolha ou ligue para a Central de Atendimento 0800-770-770-7106.

Bicicletários – Possuem bicicletários as estações Alto da Boa Vista (100 vagas), Borba Gato (84 vagas), Brooklin (30 vagas), Campo Belo (144 vagas), Eucaliptos (92), Moema (68 vagas), AACD-Servidor (36 vagas), Hospital São Paulo (30 vagas) e Santa Cruz (80 vagas). Os espaços funcionam das 6h às 20h diariamente.

Histórico
A Linha 5-Lilás foi construída em fases, com início em 1998 pela CPTM e aberta para a operação pelo Metrô em outubro de 2002, com 8,4 km, um pátio de manutenção e estacionamento (Pátio Capão Redondo) e seis estações: Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro e Largo Treze. Oito trens da Frota F atendiam a este trecho.

A segunda fase teve o início de sua construção em 2009 com a estação Adolfo Pinheiro, inaugurada 2014. Em 2017 foram abertas as estações Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin. Em 2018 foram inauguradas as estações Eucaliptos (março) e Moema (abril) e AACD-Servidor. Em abril de 2019, a última estação da linha a ser inaugurada foi a Campo Belo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.