Durante o sábado (20) a companhia realizou intervenções em pontos da linha, causando maior tempo de espera nas estações e trens com lotação de dias anteriores a pandemia.
Publicado: 21/06/2020
No sábado 20 de junho, os trens da Linha 12-Safira da CPTM que liga o Brás no centro de São Paulo até Calmon Viana, registrou trens superlotados na parte da manhã e tarde, passageiros aglomerados, algo recomendado para prevenir o contágio e propagação do coronavírus.
Passageiros publicaram em redes sociais imagens dos trens cheios em razão das obras de modernização que aconteceram na região das estações de Engenheiro Goulart, Comendador Ermelino e Itaquaquecetuba, deixando a linha com intervalos médios de 35 minutos.
De acordo com a CPTM em resposta ao Diário dos Trilhos, a companhia emitiu avisos sonoros e colou cartazes para avisar os passageiros das alterações na circulação dos trens e havia recomendado que a Linha 11-Coral fosse utilizada como preferência de trajeto. Mas também afirmou que as obras atrasaram para ser começadas em razão da pandemia, com as próximas intervenções sendo decididas e assim evitar maiores transtornos.
Veja a nota na íntegra.
“A CPTM, com objetivo de informar os passageiros sobre os intervalos maiores na Linha 12-Safira neste sábado devido à obras, emitiu avisos sonoros nas estações e nos trens na sexta-feira (19), além de disponibilizar cartazes com informações também nas estações. Para os passageiros que utilizam a linha, uma alternativa é a Linha 11-Coral, por meio das estações Calmon Viana, em Poá, e Tatuapé e Brás, em São Paulo.
A obra teve início após a chegada de equipamentos necessários para sua realização, que foram importados pela contratada (SIEMENS) e atrasaram por conta da pandemia. Diante desse cenário, não foi viável antecipar as intervenções que se fazem necessárias na linha. A CPTM informa que, na próxima semana, serão decididas as próximas etapas da obra, e divulgadas por meio de nota.
A CPTM lamenta pelos transtornos que podem ser causados, mas reforça a importância das obras para modernização do sistema, que permitirá melhor compartilhamento da Linha 13 com a Linha 12.“