Anúncio foi realizado pelo Governador João Doria na tarde desta quinta-feira (12).
Publicado: 11/06/2020
O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta quinta-feira, 11 de junho de 2020, que fechou uma parceria com a empresa farmacêutica chinesa Sinovac produção e testes avançados de uma vacina contra o coronavírus.
O acordo prevê testes em 9 mil voluntários e a produção em larga escala que deve chegar ao fornecimento das doses até junho de 2021, caso os testes comprovarem a eficácia da vacina.
“Hoje é um dia histórico para São Paulo e o Brasil, assim como para a ciência mundial. O Instituto Butantan fechou acordo de tecnologia com a gigante farmacêutica Sinovac Biotech para a produção da vacina contra o coronavírus. A vacina do Butantan é das mais avançadas. Estudos indicam que ela estará disponível no primeiro semestre de 2021. Com ela, poderemos imunizar milhões de brasileiros”, disse João Doria
A vacina foi batizada de “CoronaVac” pelos chineses que após testes em mil pessoas, buscavam parceiros internacionais para a continuidade do desenvolvimento da medicação, vendo em São Paulo, um dos locais de maior índice de casos, “local ideal” para a realização de testes mais elaborados.
Os testes começam em julho e em caso de resultado positivo, a empresa chinesa vai transferir tecnologia para o Butantã, que por sua vez poderá fabricar a quantidade que for precisa e disponibilizar na rede pública e privada de saúde.
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), há cerca de 136 candidatas a vacinas contra o coronavírus em estudos em todo o mundo, mas apenas dez estão na fase do chamado ensaio clínico.
Governo de São Paulo vai testar e produzir vacina contra o Coronavírus
