diariodostrilhos@gmail.com

Isolamento social no Estado de São Paulo se mantém abaixo de 50%

Foto: Diário dos Trilhos

Publicado: 15/05/2020

Índice de isolamento atingiu nesta quinta-feira dia 14 de maio 48%.

Governador João Dória durante coletiva de imprensa nesta sexta (15). Foto: Reprodução

O índice de isolamento social no Estado de São Paulo se mantém abaixo dos 55% que é o mínimo desejável para ser possível, um relaxamento nas medidas de distanciamento social e restrição ao comércio. A cidade de São Paulo que completa hoje cinco dias de um rodízio mais rigoroso, atingiu o isolamento de 49%, pouca variação em relação a semana passada, antes da medida.

O Governador João Dória comentou sobre o rodízio na capital e disse que após a primeira semana será avaliado o impacto da medida, se ela foi positiva ou não, e se o rodízio será encerrado ou continuará, mas ressaltando que a Prefeitura de São Paulo tem boa equipe de engenheiros que elaboraram a estratégia na mobilidade.

“Temos dialogado diariamente com o Prefeito, mas quero esclarecer que a decisão é da Prefeitura de São Paulo. Ele tem boa equipe e bons engenheiros na área de transporte para decidir sobre o mega rodízio, aplicado no momento. A avaliação levaria em conta os resultados dessa semana, para feita essa avaliação ampla, tomar a decisão ou não da manutenção do rodízio.” explicou Dória

João Dória comentou sobre o lockdown está “pronto” quanto a sua aplicação e estudo, mesmo se forma local ou regional (com mais de uma cidade), porém o número de casos do coronavírus, estrutura hospitalar em leitos disponíveis e o índice de isolamento social, são parâmetros para a analise da sua aplicação ou não. Entretanto está descartada atualmente/a curto prazo.

Perguntado sobre os casos estarem aumentando em diferentes regiões do Estado, o Dr. José Henrique Germann disse que isolamento acima de 6% poderia ter evitado o crescimento continuo dos casos da Covid-19.

“Se nós tivéssemos uma taxa de isolamento acima de 60% [no Estado], talvez estivéssemos nesta situação [redução dos casos e não crescimento]”. disse José Henrique Germann

O transporte sobre trilhos e na capital paulista tem registrado um crescimento nessa semana de sua demanda, um aumento que varia entre 10 a 15% de passageiros. Só nos ônibus da cidade de São Paulo, apenas no primeiro dia de rodízio houve um aumento de 270 mil passageiros.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: