Publicado: 04/05/2020
Medida foi anunciada pelo Governador João Dória, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira.

O uso de máscaras de proteção facial será obrigatório por todos no Estado de São Paulo, conforme anuncio do Governador João Dória, em coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 04 de maio.
Em decreto que será publicado nesta terça, haverá a determinação para uso de máscaras ao sair nas ruas, ir de um lugar a outro, espaços comerciais e demais locais que estejam em funcionamento. A medida começa a valer na próxima quinta-feira, dia 07 de maio.
Neste domingo o índice de isolamento social foi de 59%, entretanto em dias de semana o mesmo índice tem ficado na média de 48%, abaixo do mínimo desejável pelo Governo.
João Dória mencionou algumas cidades além da capital que vem com média abaixo de 50% como Matão e Araraquara, o que só por isto, impossibilita a flexibilização das medidas restritivas previstas para o dia 11 deste mês.
“Não havendo um índice superior a 50% só por este item as cidades estarão excluidas das medidas de flexibilização” disse Dória
Dória enfatizou que se caso não houvesse iniciado a quarentena no dia 24 de março, já teria em todo o Estado mais de 26 mil mortos pelo coronavírus, e não quer que ocorra o mesmo do Amazonas, um colapso do sistema de saúde.
“Não queremos vivenciar essa experiência aqui em São Paulo”.
A tabela do governo coloca 50% de isolamento como mínimo aceitável, 60 % aceitável e 70% o ideal para evitar a propagação e transmissão do vírus.

O Fundo Municipal de Saneamento da cidade de São Paulo no valor de R$ 300 milhões, será destinado integralmente para o setor da saúde em atendimento aos recursos para combate ao coronavírus. Segundo o Prefeito Bruno Covas, o desvio deste recurso para a saúde não provocará paralisação em obras da SABESP e saneamento.
Os dados atualizados na coletiva de hoje da Covid-19 listam:
* Brasil (casos totais): 101.147 casos e 7.025 óbitos
– São Paulo (Estado): 31-772 casos e 2.627 óbitos