Uso de máscaras na CPTM, Metrô e EMTU será obrigatório

Publicado: 27/04/2020

O Governo do Estado busca empresas para que doem uma quantidade razoável de máscaras de tecido, que serão distribuídas no transporte.

Foto: Roberto de Jesus
Linha 9-Esmeralda no dia 20/04/2020. Foto: Roberto de Jesus

O Governo do Estado de São Paulo vai em breve determinar que o uso de máscaras no transporte público sob administração do estado (CPTM, EMTU e Metrô) de forma obrigatória e condição necessária para o embarque. A informação foi dada pelo Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, em rede social.

Segundo Baldy, primeiro será realizada uma distribuição gratuita de máscaras aos passageiros em vários pontos do sistema, durante sete dias seguidos. Depois disto, apenas quem estiver usando máscaras, poderá embarcar nos trens e ônibus Intermunicipais.

“Estamos buscando a viabilidade para entregar máscaras a todos os passageiros do sistema do Transporte Público do Governo SP, por 7 dias, sendo que após este período, o acesso somente será permitido por pessoas utilizando máscaras. Os que já puderem, usem máscara”. disse Baldy

O Secretário também disse que a higienização dos trens e ônibus está sendo realizada, bem como a limpeza dos banheiros e pede que os passageiros sejam os “fiscais” e denunciem irregularidades neste sentido.

“Estamos buscando formas e procedimentos de higienização dos Trens no Metrô e CPTM mais eficientes, assim como cobrando a limpeza nos ônibus da EMTU. Como também repondo materiais de higiene nos banheiros das operações e a constante limpeza. Os que puderem, nos ajude a fiscalizar.” Completou Alexandre Baldy

A medida apesar de ainda não ter data definida, pelo cronograma de apenas uma semana de distribuição e o já pedido do Metrô e CPTM para receber essas doações, provavelmente a medida deverá entrar em vigor na primeira quinzena do mês de Maio.

(imagem meramente ilustrativa) Foto: Diário dos Trilhos

Um comentário

  1. Márcia Clara

    Senhor Alexandre Baldy, peça para o nosso governador Dória, uma verba para a confecção de máscaras. O Estado recebeu verbas para atuação na pandemia e este dinheiro está nos cofres do governo. Agora é a hora do nosso governador Dória mostrar uma boa gestão auxiliando os trabalhadores da costura e confecção dando emprego para eles. Vamos vencer mais essa, porque o brasileiro gosta de trabalhar.

  2. Katia

    Deveriam ser obrigatório também nos ônibus Suzantur de Mauá!!

  3. aguinaldo dos santos

    neste sábado embarquei em francisco morato apos a trem chegar só tinha uma funcionaria para a limpeza e ela só conseguiu limpar um corrimão do trem falta funcionaria

  4. Evandro

    Pego o ônibus no terminal Morumbi ( Linha Amarela), nunca vejo ninguém fazendo higienização nos ônibus. Conversa, balela, conversa pra boi dormir, isso é tudo politicagem.

  5. Mara Regina de Camargo

    Boa tarde, é valido mas creio que terão que controlar a super lotação.
    Pessoas sentadas, ônibus e metrô com ar condicionado, o mesmo ar todos respirando por não ter ventilação, tem que se pensar.e no ponto final ter algo para pulverizar, e matar as bacterias ou vírus

  6. Joel de Andrade lopes

    DEMOROU PARA ISSO ACONTECER!
    SEM EFEITO NENHUM A QUARENTENA
    SE AQUELES QUE SÃO LINHA DE FRENTE
    NÃO SE PROTEGEREM,SACRIFÍCIO DE TOLO! SE O VÍRUS É EXPELIDO PELA BOCA,NADA MAIS LÓGICO, QUE TODOS USEM MÁSCARA.
    OS ÔNIBUS, TRENS,METRÔ SEMPRE COM LOTAÇÃO ACIMA DO RECOMENDÁVEL.
    A ÚNICA ARMA QUE TEMOS É BLOQUEAR A TRANSMISSÃO BELA BOCA!
    É DEVER DO SENHOR PREFEITO TORNAR OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARAS NO TRANSPORTE COLETIVO

  7. Adriana

    Concordo plenamente, as pessoas não estão nem aí, não se conscientizam do perigo do vírus, que é traiçoeiro, não escolhe raça, idade, cor, credo ou condição social.

  8. Ilda Rodrigues

    Já estava passando da hora.Porque vc usa e os demais não usa,temos que conscientizar que se todos usar a máscara ao mesmo tempo
    O vírus não vai mais propagar.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading