Publicado: 22/04/2020
Anuncio foi realizado pelo Governador João Dória em coletiva de imprensa nesta quarta (22).

A partir do dia 11 de maio, o Estado de São Paulo vai iniciar a retomada das atividades comerciais e econômicas de forma gradual, usando o índice de leitos ocupados em hospitais como parâmetro para flexibilizar as medidas de contingenciamento social.
Apesar de ter listado setores e tipos de comércio que apesar da quarentena estavam funcionando, não foi informado quais setores impedidos de trabalhar, vão retornar a partir do dia 11, mas no dia 08 de maio, uma sexta, isto será anunciado.
Apesar das medidas, João Dória enfatizou que até o dia 10 de maio não haverá nenhuma alteração nas restrições atualmente em vigor em todo o Estado.
“Salvar vidas é prioridade do Governo de SP. É a prioridade máxima, mas sempre garantimos o funcionamento do maior numero de atividades da economia no Estado de São Paulo”
“Com o suporte da ciência e da medicina. Aqui em SP nem a política se sobrepõe a medicina. Ela que determina os nossos passos, a saúde e ciência e assim continuará a partir do dia 11 de maio”. Disse Dória
Nomeado de “Plano São Paulo” este vai determinar que regiões e cidades do estado vão retomar quando e quais setores, com a avaliação sendo feita separadamente para cada município, levando em conta dados científicos, de saúde e econômicos, que classificará cada cidade em três níveis de risco:
– Zona Verde (risco leve)
– Zona Amarela (risco moderado)
– Zona Vermelha (risco alto)
De acordo com a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, o setor privado de grandes empresas precisará colaborar para uma testagem massiva do Covid-19 nas pessoas e que para que as cidades cheguem a “Zona Verde” precisam baixar a ocupação de leitos nos hospitais:
“Primeiro passo será segmentar os municípios de acordo com a situação da pandemia, capacidade do sistema de saúde. Nós receberemos da Saúde [secretaria] a definição de quais os critérios chave, meta de número de casos, quantidade de leitos, testes para sintomáticos e suspeitos. Aqui, vamos precisar de uma colaboração muito grande do setor privado da testagem massiva em grandes empresas, grandes ambientes econômicos. Trabalharemos em conjunto para que as regiões sejam definidas por níveis de risco. Teremos três níveis de risco: zona vermelha, zona amarela e zona verde. Lembrando que hoje nós temos todas as regiões entre a vermelha e a amarela. Para estar na zona verde, nos precisamos alcançar um baixo número de casos, baixa ocupação de leitos de UTI, testes disponíveis para sintomáticos e suspeitos, e protocolos setoriais implementados”
De acordo com o Vice-governador Rodrigo Garcia, 74% das atividades econômicas do Estado foram mantidas neste período de restrições e permitiu que o setor de saúde tivesse tempo de se preparar para o crescimento de casos e demanda por leitos em hospitais.
Com base em dados divulgados hoje, o Brasil tem 43.079 casos confirmados de coronavírus e São Paulo 15.385. Já óbitos confirmados pelo vírus, o Brasil contabiliza 2.741 sendo 1.093 no Estado de São Paulo.
Veja os setores que seguem funcionando mesmo com as medidas de restrições dos contatos sociais:
– saúde;
– segurança;
– transporte público;
– agropecuária;
– açougues;
– empresa de administração tributaria;
– armazéns de logística;
– assistência social e saúde;
– atividades de distribuição de insumos;
– atividades de representação judicial;
– banca de jornais;
– captação de água e esgoto;
– coleta de lixo;
– CEAGESP;
– lojas de material de construção;
– lojas de embalagens;
– clinicas veterinárias;
– empresas jornalísticas;
– empresas de construção civil;
– assistência técnica de produtos eletroeletrônicos;
– feiras livres;
– estacionamentos;
– hotéis e similares;
– lavanderias;
– levantamento e analise de dados geológicos;
– lojas de conveniência em postos de combustível;
– locadoras de veículos;
– monitoramento de construções e barragens;
– Pet Shops;
– postos de combustíveis;
– peritos médicos federais;
– agroindústria e produção agropecuária;
– bancos;
– produção de petróleo e derivados;
– serviços de call Center;
– serviços laboratoriais e farmacêuticos;
– todos serviços médicos, odontológicos;
– serviço funerário;
– lotéricas;
– farmácias;
– serviços de Delivery;
– manutenção de bicicletas;
– transportadoras de mercadorias.