Publicado: 13/04/2020

Este valor está na estimativa de investimentos do Governo do Estado divulgados no Plano Plurianual que inclui CPTM, Metrô e transporte de ônibus como da EMTU.

Estação Palmeiras-Barra Funda. Foto: Diário dos Trilhos

O Governo do Estado de São Paulo divulgou na ultima sexta-feira dia 10 de abril, o PPA ou Plano Plurianual para 2020-2023 que define o planejamento de investimentos em vários setores ao qual vamos destacar o do transporte público.

Para este setor está projetado um investimento de 58,8 bilhões de reais neste período, com a CPTM e Metrô recebendo a maior parte destes recursos, voltados para expansão de linhas e modernização de sistemas.

Na CPTM o maior destaque vai para a expansão da Linha 9-Esmeralda até Varginha e da Linha 13-Jade até o Bomsucesso, este destacado em outra matéria com informações mais diretas e a modernização das outras linhas no sistema e infraestrutura, destinando mais de 16 bilhões para essa “missão”.

Já no Metrô estão previstas ações de instalação de portas de plataforma na linha 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha e avanços nas obras das linhas 6-Laranja e 17-Ouro. Vale ressaltar a intenção do Governo de tirar do papel a Linha 19-Celeste que ligará o centro de São Paulo até Guarulhos e a extensão do monotrilho da Linha 15-Prata até a Cidade Tiradentes. Estes investimentos em mais de 18 bilhões de reais.

Também há no relatório, investimentos para as linhas acima citadas que tem obras em andamento, estes vindo de um outro montante nomeado “Gestão de Concessões e Parcerias – Regiões Metropolitanas/SP” que inclui alem das 4 linhas do Metrô que possuem obras ou projetos, o Trem Intercidades e o VLT da baixada santistas, com valores na ordem de R$ 19 bi.

Outro setor com investimentos é a Estrada de Ferro de Campos do Jordão e a EMTU com mais de 4 bilhões em projeção de investimentos.

Dados do PPA 2020-2023 com informações do investimento. Foto: Reprodução

O relatório aponta também que o crescimento desordenado da metrópole não foi acompanhado pelo setor do transporte que por sua baixa oferta contribuiu para este crescimento desordenado e a criação de gargalos que geram lotação e menor eficiência no serviço prestado:

“Também resultado do crescimento desordenado das metrópoles é a baixa oferta de transporte público eficiente e de qualidade. As audiências públicas demonstraram que a população demanda soluções para áreas sensíveis à atuação do Estado, tanto em relação ao transporte intermunicipal das cidades que compõem as regiões metropolitanas, quanto dentro de grandes cidades como São Paulo. Entre as principais demandas está o aumento da oferta de viagens. Embora avanços possam ser observados em relação à qualidade dos novos trens da CPTM e Metrô, bem como dos veículos sob gestão da EMTU, os resultados das audiências públicas demonstram que a percepção da população é de que o sistema de transporte público precisa melhorar sua organização e eficiência, pois o aumento da qualidade não foi acompanhado de aumento equivalente na oferta de viagens. A percepção é de que há progressos, mas o tempo de espera e a lotação dos sistemas ainda são gargalos que afetam a eficiência do sistema de transporte.”

Já em outra parte foi apontado que os passageiros notam a necessidade de melhoria na organização e eficiencia do serviço prestado:

“audiências públicas demonstram que a percepção da população é de que o sistema de transporte público precisa melhorar sua organização e eficiência, pois o aumento da qualidade não foi acompanhado de aumento equivalente na oferta de viagens.”

Os empreendimentos apontados neste texto, serão detalhados separadamente com algumas informações adicionais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.