A informação foi anunciada durante audiência publica sobre a concessão das linhas na tarde desta quinta (27).

Trem da Linha 9-Esmeralda. Foto: Diário dos Trilhos

Nesta quinta-feira 27/2 a CPTM em uma audiência publica, anunciaram formalmente o modelo de concessão das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda para a iniciativa privada por 30 anos. Dentre outros detalhe que serão abordados em outra matéria completa, nesta o foco é a aquisição de novos trens.

Foi anunciado para todos presentes entre (investidores, funcionários da CPTM/Governo e imprensa) que o vencedor do arremate para administrar as duas linhas, terá que dentre várias obrigações, modernizar 35 estações das duas linhas somadas e também comprar 30 novos trens.

Segundo as palavras de Paulo Galli, secretário-executivo dos Transportes Metropolitanos, nos primeiros seis anos a empresa vencedora deverá investir mais de R$ 2 Bi em melhorias, dentre elas novos trens, ou seja, entre os anos de 2021 e 2027 caso o cronograma estipulado do governo não se atrase, será o período para a compra destes trens. Algo que foi citado é que a partir do 16º mês de concessão, os trens que operam nas duas linhas atualmente (Séries 7000 e 8000) deverão gradualmente ser devolvidas para a CPTM,e os 30 novos trens sendo inseridos no lugar.

Algo que a principio não ficou claro é que somado a frota atual das duas linhas são 50 trens das suas frotas somadas, e por ser apenas 30 novos a serem comprados pelo concessionário, isto não vai gerar falta de trens?

No próximo dia 16 de março, a concessão voltará a ser debatida, desta vez na ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) com os parlamentares questionando sobre o repasse da administração para a iniciativa privada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.